21 maio, 2008

Google Analytics para E-mail Marketing

Faz tempo que não escrevo uma coisa mais elaborada técnicamente aqui no blog, tanto por falta de tempo, quanto cabeça para escrever e dedicar algumas horas à pesquisa e entender como algumas coisas funcionam.

Hoje, o e-mail de uma cliente me fez recorrer a uma pesquisa rápida para resolver um coisa que venho tentando fazer desde a publicação do meu TCC que é o mapeamento de campanhas de e-mail marketing através do Google Analytics.

Não se engane, não vou te dar de mão beijada isso, mesmo por que você tem essa informação de mão beijada na própria ferramenta... mas enfim..

Para você que está chegando agora, vamos a uma explicação básica de conceitos:

Web Analytics: formato de analise de informações que dá estatísticas importentes para planejar estratégicamente ações relacionadas ao seu site.

Basicamente, você analisa uma quantidade de dados e informações estatísticas que dão o perfil do seu visitante deixando-o mais a vontade para arrumar a vida do seu site para que ele tenha a melhor experiência possível.

Google Analytics: a melhor ferramenta de análise web gratuíta. Existem outras ferramentas que fazem análise de logs e informações provenientes de clicks e afins. No caso do google analytics você pode obter mais informações aqui.

E-mail Marketing: é um e-mail dedicado a um público específico, normalmente, e que opta por receber uma ou uma série de notíficações, anúncios e informações relacionadas ao marketing de um website ou produto.

Uma das dúvidas constantes é como avaliar se a campanha surtiu os resultados desejados, obter informações para calcular-se o ROI, etc...

Pois então, agora, se você possui uma conta no analytics você pode criar um link específico que mapeará informações como click, tempo de acesso do usuário no seu site a partir da campanha, detalhe específico do link criado, etc.

No teste que fiz não enviei um e-mail marketing para contabilizar os clicks, mas improvisei um elemento que resulta como se o usuário clicasse no link do e-mail e fosse direcionado ao meu blog, enfim, o google apresenta o resultado da seguinte forma:

Clipboard01

Clipboard02

Ou seja, você pode customizar qualquer campanha facilmente para contabilizar resultados.

Bom, eu ando em uma fase meio canibal, ou seja, se você quer saber de mão beijada como fazer isso, entre em contato, ensino por um preço baratinho! ;-) Senão, vai no Analytics e pesquisa que a informação tá lá. :-D

E não venha com a idéia de: "puxa, você podia fazer isso pra mim de graça e blá blá blá, tenho acreditado a cada dia que passa que informação e conhecimento valem ouro. O importante é saber qual parafuso apertar e não só apertar o parafuso.

Por que estou assim? Simples. Fazem a manutenção do seu carro de graça? A conta de luz paga-se de graça? O estacionamento do hospital é de graça mesmo sendo minha mãe que está internada lá? Não né? Então. Com tanta coisa ainda consigo descobrir e pesquisar essas informações, então, procura que acha! ;-P

Fiz um TCC em e-mail marketing, li muita coisa e gastei muita energia para chegar e contar assim.. então.. é por isso que to parando de ser "bonzinho", pois bonzinhos não têm dinheiro, nem amores, nem nada de útil.

Enfim.. to revoltado sim e misturei as bolas no post temático, enfim, o blog é meu, se não gostou azar o seu! *rs *rs *rs

Mau humor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares