Presidência sanciona projeto de inviolabilidade do escritório de advocacia - http://ultimainstancia.uol.com.br/noticia/54489.shtml
Arrogância é o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso.
Humildade vem do Latim humus que significa "filhos da terra". Refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas. A Humildade é a virtude que dá o sentimento exato da nossa fraqueza, modéstia, respeito, pobreza, reverência e submissão.
Diz-se que a humildade é uma virtude de quem é humilde, quem se vangloria da sua mostra simplesmente que lhe falta. É nessa posição que talvez se situe a humilde confissão de Albert Einstein quando reconhece que “por detrás da matéria há algo de inexplicável”.
---
Outro dia fui a um médico, paguei como cosulta particular R$200. A consulta não levou nem uma hora. Na conversa que tivemos ele perguntou qual era a minha profissão, e disse que trabalhava com "sites" para resumir o assunto. Ele perguntou quanto eu cobrava por um site, a resposta foi: nossa tudo isso?
A margem da sua supresa retruquei, e o senhor, por que cobra R$200 a consulta? A resposta: "é que eu fiz faculdade, mantenho a atualização no assunto, também existe a pós, etc... "
Respondi que também estudo a pelo menos 10 anos os assuntos relacionados a "minha especialidade" e falei que achava que a consulta dele era cara, pois o meu trabalho levava muito mais tempo para ser feito.
Ele respondeu, mas cuidamos da saúde, um erro nosso pode causar a morte. Respondi: pois é, por isso que estou aqui, vou morrer disso.
Ele: não. e eu encerrei o assunto percebendo que ele não tinha entendido a sutileza da alfinetada.
---
Assim também penso quando leio que os escritórios de advocacia agora são inveoláveis perante a lei. Acredito que se existisse realmente uma justiça, eles seriam os primeiros a não criarem impecilhos para serem investigados, e não esconder o que pode ser visto caso alguém queira.
Comparo como se alguém trocasse a placa de "visite a nossa cozinha" por algo como "só se você tiver um Mandado judicial". Você confiaria nessa cozinha?
Enfim. Cada cabeça sua sentença, mas isso me faz lembrar de advogados que exigem ser chamados de Doutores sem ter doutorado, ou mesmo médicos. Ou quem quer que seja que tenha presunção de se achar melhor que outras pessoas sem ao menos ter escalado a montagem que as distinguissem para que elas se tornassem melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário