16 abril, 2009

Inteligência Coletiva X Unanimidade Burra

Estou eu trabalhando na apresentação sobre web 2.0. O problema, adaptar uma linguagem técnica que não concordo totalmente a uma linguagem que seja entendida e explicada sem deixar transparecer uma opinião totalmente contrária ao que está sendo ilustrado, mas deixar claro que existem fatores bons e ruins.

Enfim… isso signifca que Raulzito aqui está indo e vindo em teses e antíteses, em perguntas e afirmações que se contrapoe. Enfim, duas coisas foram úteis e serão transferidas para cá.

1 – Inteligência coletiva. O que você entende por isso? Um grande cérebro colado a cuspe a partir de outros cérebros?

Talvez, um pouco ou quase isso é a idéia do pesquisador que lançou o termo e que sustenta a base em 3 pilares que seguem. A inteligencia coletiva é formada por 3 tipos de inteligencias: inteligência técnica, conceitual e emocional.

(1) o técnico, que vai dar suporte estrutural à construção das idéias e pode ser exemplificado pelas estradas, prédios, meios de comunicação (coisa);

(2) o cultural, mais abstrato, representado pelo conhecimento registrado em livros, enciclopédias, na World Wide Web (signo);

(3) o social, que corresponde ao vínculo entre as pessoas e grau de cooperação entre elas (cognição).

Mas qual o motivo do título do post. É que ao tentar transmitir a idéia de que a unidade gerada pode gerar tanto lixo, como vemos hoje ao efetuar uma pesquisa na internet que frase de Nelson Rodrigues me veio a cabeça. Fui tentar vincular a + b quando caí noutra página que dizia:

A UNANIMIDADE INTELIGENTE



Muitas pessoas, sem pensar, usam a terrível afirmação de Nelson Rodrigues: "Toda unanimidade é burra". E imagino que Nelson chamaria de "cretinos fundamentais" ou de "grã-finas com narinas de cadáver" (dependendo do caso) aqueles a quem ouvisse repetir esta sua famosa frase.

Trata-se de uma frase de efeito. Como aquela outra: "Nem toda mulher gosta de apanhar, só as normais". Ou esta: "Um suicida já nasce suicida". Expressões que Nelson colecionava para nos fazer refletir, provocar polêmica, e não para encerrar discussões ou aumentar o número de lugares-comuns.

Frase de efeito que é também armadilha de Nelson. Quando todo mundo concordar que toda a unanimidade é burra ficará comprovado que toda a unanimidade é burra mesmo!

A palavra "unanimidade" vem do latim unanimis. Significa, simplesmente, que duas ou mais pessoas vivem com um (unus) só ânimo (animus). Um time de futebol bem treinado, uma equipe de trabalho bem articulada, dois amigos leais, um casal que pensa e age em harmonia são exemplos de unanimidade inteligente.

Em dados contextos, sim, a unanimidade pode ser burra. É burrice todos obedecerem cegamente a uma ordem que vem não se sabe de onde com finalidades obscuras ou inconfessáveis. É burrice, por exemplo, comprarmos um livro pelo único fato de ele constar da lista dos mais vendidos. Unanimidade inteligente começa na alma de cada um. Começa na individualidade. Na luta pessoal contra as nossas intolerâncias, contra essa tendência a só sentir as próprias dores, a observar o mundo pelo buraco de um canudinho.

Unanimidade inteligente requer a liberdade de distinguir entre o direito nosso de questionar e o dever nosso de comprometer-nos. Requer, mais ainda, a capacidade de reconhecer que podemos estar errados e a maioria estar certa...

Existem unanimidades excepcionais. Os especialistas da educação são unânimes, por exemplo, ao afirmar que todo aluno pode descobrir o prazer de aprender. Esta verdade ajudará os professores a trabalharem com ânimo e esperança.

Espero que sejamos unânimes, também, quanto a certas idéias e valores que nos obrigam a repensar nossa conduta, pedir perdão, desdizer o que dissemos, enfim, melhorarmos como pessoas.

O ser humano é perfectível. Seremos mais humanos se formos unânimes naquilo que valha a pena. A melhor forma de vencer a unanimidade burra é participar da unanimidade inteligente.

(HTTP://www.correiocidadania.com.br/ed408/perisse.htm)

Gabriel Perissé

Ou seja, a conclusão que chego é que o sistema atual serve realmente para confundir, fazer a inteligência crescer àqueles que estão preparados.

Pode parecer um pouco de paranóia minha, mas acho que serve mais ou menos como a religião. Pois acredito que muita gente precisa da igreja para não sair desenfreado a cometer loucuras ou desatinos, e a “regra” da sua crença chega para domá-los, diferente, daqueles que sobem um degrau e começam a raciocinar por conta e risco.

Vale dizer, como exemplo, a idéia de não usar camisinha pregada pela igreja. É um assunto totalmente incompativel com a época mas realmente é contra os dogmas pregados por eles, ou seja, é um paradoxo mental que chegou com a quantidade de gente no mundo e a velocidade e disseminação da informação.

Nossa, realmente tá dificil colocar minhas idéias as claras, mas por partes. Hoje, se você tem um argumento ou uma tese, deve enfrentar muitas antiteses e argumentos que são diferentes dos seus pois, as pessoas são diferentes. E algumas pensam.

Não ainda não ficou boa a explicação. Vamos supor, que em uma grande comunidade você não utilize algumas praticas ou dissemine algumas idéias e ideais. A comunidade é reduzida aqueles que tem o mesmo sentido e acreditam no mesmo caminho, com o passar do tempo, a comunidade ganham membros por afeição, ou distorções proporcionadas pela descrição “resumida” dos ideais, e esses membros que chegaram aquele ponto se decepcionam pois não era “bem aquilo que procuravam” e começam a debater as idéias.

Enfim… isso acontece tanto pela quantidade de informação quanto a tentativa de grupo. É difcil definir e dar uma determinada idéia de alguma coisa sem que a interpretação seja subjetiva.

Vamos a um exemplo que gosto de utilizar: para você bizarro signifca o que? Pense a respeito. Agora leia o que está no dicionário Houaiss.

bizarro

Datação
a1595 Jorn 72
Acepções
■ adjetivo
1    que se destaca pela boa aparência ou expressão pessoal; bem-apessoado
1.1    que tem bom porte ou boa postura corporal; garboso
1.2    elegante nos gestos e nos trajes
2    que se faz notar pelo refinamento das maneiras ou pela pureza do caráter
2.1    primoroso no comportamento; gentil
2.2    dotado de magnanimidade; nobre, generoso, liberal
3    que demonstra seu valor pessoal em grandes feitos
3.1    dotado de valentia; brioso
4 Derivação: por extensão de sentido.
digno de admiração ou louvor; magnífico, esplêndido (diz-se de ação, comportamento etc.)
5    que se impõe ou tenta se impor perante os demais
5.1    que demonstra insolência; arrogante
5.2    jactancioso, bazofiador
6 Uso: informal.
bem-disposto física e/ou moralmente; que tem ou está com boa saúde
Ex.: anda b. e feliz
7 Uso: informal.
que é esquisito, estranho, excêntrico
Etimologia
esp. bizarro (sXVII) 'varonil, guapo, generoso'; a acp. 'estranho, esquisito' por infl. do fr. bizarre (sXVI) 'extravagante'; o voc. provém do it. bizarro 'furioso, fogoso', formado de bizza 'cólera, ira', prov. de orig. onom. + -arro suf. aum. pej.; ver bizarr-; f.hist. a1595 bisaro, 1679 bizarra
Sinônimos
ver antonímia de malvado e cafona e sinonímia de gabola, excêntrico, elegante e belo
Antônimos
ver antonímia de belo, elegante, excêntrico e presumido e sinonímia de cafona e malvado
Gramática
acp 7 consid. gal. pelos puristas, que sugeriram em seu lugar: estranho, extravagante, excêntrico, desusado

Afinal, como é possivel em um ambiente onde os termos se tornam obsoletos e diferentes, propor uma idéia no seu interim de maneira que ela não se ramifique para outros tipos de ideias ou ideais? Enfim, esse conjunto forma a inteligencia coletiva que cada vez mais torna as pessoas burras.

Eu me sinto burro por que por mais que eu tente agregar um conhecimento ou acreditar que saiba alguma coisa a ponto de poder falar a respeito, a cada instante, só mais dúvidas me fazem acreditar que não é o caminho.

Mas se o caminho não for traçado devido a dúvida paramos de evoluir, ou seja, é necessário caminhar sobre a dúvida e seguir tentando, acertando, errando, não tendo certeza de mais nada. Por que o que hoje é certo, amanhã estará errado e o que é errado hoje, pode ser o certo amanhã.

Dificil? Era certo acreditar que algumas coisas deveriam permanecer em determinada fase da história, hoje sabemos que a unanimidade daquela epoca era burra. Mas devemos acreditar que não há burros ou burras, não há nada de certo ou errado, há somente consciência e inteligencia burra de um grupo de burros. Afinal 1 milhão de lemmings não podem estar errados não é? Oh puxa, todos morreram.

Enfim… piadas nerds a parte. Sei que a melhor frase até hoje é: Tudo que sei é que nada sei.

E que se eu fosse um filósofo talvez surtasse completamente pois como vampiro geek já está dificil não acontecer para tentar explicar web 2.0 a quem não tem idéia do que pode ser isso.

Afinal, a inteligencia coletiva é burra? Não, por que ela é um grupo de pessoas tentando articular informações, mas e se a base dela estiver errada e todos no projeto cognitivo estiverem errados?

Enfim. Se eu continuar pensando nisso com certeza não vou terminar de fazer a minha apresnetação,pois não há resposta. Claro que há. Você tem uma e eu tenho outra, e as duas formarão uma terceira. No final, ambos estaremos errados e nossos filhos mostrarão que o caminho que estamos seguindo era tortuoso, mas que ele não estaria na descoberta, se nós não tivessemos errado primeiro.

This is evolution baby.

boa noite.

Um comentário:

Pesquisar neste blog

Postagens populares