16 abril, 2009

Taxonomia X Folksonomia

Lembro quando comecei a trabalhar com sites e a habilidade de organizar as coisas em pastas e arquivos foi muito bem apreciada para dar estrutura ao site. Depois de alguns anos trabalhando, pondo ordem nas coisas, no computador, criando diretórios (pastas) e separando arquivos foi que foram me dizer que aquele processo era chamado de taxonomia.

Enfim. Hoje ainda na pesquisa que estou trabalhando, achei uma boa explicação do que é um e do que é outro que compartilho aqui, por que segundo Tim O'Reilly, fundador da alcunha, Web 2.0 uma das diferenciações da web 1.0 para a 2.0 é a evolução da taxonomia para a folksonomia.

Taxonomia (taxonomy) é o estudo da classificação das coisas. É o ato de dar nomes, classificar, identificar. Taxonomia é assunto de diversas áreas do conhecimento humano como a computação, antropologia, biologia dentre outras. Quando um cientista classifica um novo inseto, ele procura classificá-lo dentro de uma categoria já existente, baseado em uma lógica estabelecida, verifica qual família ele pertence e no fim encontra o nome mais adequado àquela espécie. Isso é taxonomia. O ato de classificar as coisas.

Agora, folksonomia

Folksonomia (folksonomy) é a junção de duas palavras “folk” (povo, gente) e “taxonomia”. A origem desta palavra é atribuida a um arquiteto da informação chamado Thomas Vander Wal também atual membro do Web Standards Project. O resultado final é algo do tipo “classificação do povo”. Mas não associe isso com a classificação de pessoas em si, e sim com classificação feita por pessoas.

Folksonomia é uma forma relacional (criar relações entre coisas) de categorizar e classificar na web. Ao invéz de utilizar uma forma hierárquica e centralizada de categorização de alguma coisa, o usuário escolhe palavras-chaves (conhecidas como “tags”) para classificar a informação ou partes de informação. Tag em inglês significa “etiqueta”, “identificação”. “Taggear” é identificar, etiquetar alguma coisa. Não confunda o termo tag abordado aqui com as tags de HTML, eles são dois processos distintos de classificar (dar significado?) as coisas.

Trecho retirado sem autorização do Blog Revolução, etc e tal mas que vai servir pra minha pesquisa e fica como fichamento mesmo! :P Não to procurando visita no meu blog, só estou tentando juntar informações. Gostou. Vai lá e le o texto todo: http://revolucao.etc.br/archives/category/folksonomy/

Um comentário:

Pesquisar neste blog

Postagens populares