29 janeiro, 2011

O desuso do e-mail

Referência: http://www.proxxima.com.br/portal/noticia/Redes_sociais_comecam_a_minar_uso_do_email?origem=proxximaUpdate&id_noticia=147516

Li a matéria que falava do desuso do e-mail por parte da população conectada. Aliás, a mídia gosta desse apelo não? “Redes sociais começam a minar uso do email”. “Livros deixarão de existir”, “É o fim da TV”, “Agora o 3D é real”.

É uma pena que as manchetes sensacionalistas vendam e que a maioria das pessoas esteja ocupada demais tentando sobreviver e prefiram ler e ignorar a analisar aquilo que leram.

Vamos ao fato:

“Um estudo realizado pela comScore nos Estados Unidos mostra que o número de usuários de sites que oferecem serviços de email, como o Gmail (Google) e Hotmail (Microsoft), vem caindo com o passar do tempo.”

O uso do e-mail diminuiu por que portais como Gmail e Hotmail sentiram uma diferença (queda) no uso da sua ferramenta e no tempo de permanência na página. Dã.

É a mesma briga que o pai da internet Sir Timothy John Berners-Lee quando disse que é o fim da Internet. Vamos aquela pergunta: você acessa o twitter através da página do twitter ou utiliza um aplicativo?

Você usa o Facebook por um aplicativo ou através do site (logando-se) – lembrando que o Facebook é um plataforma fechada. Ou ainda usa via site e app?

Camadas e mais camadas? Alteração do ponto de acesso, migração do pessoal que estava utilizando modem de 2400 para 1 Mb. Oh, céus, como é difícil explicar isso sem ter que escrever um livro.

Imagine o seguinte? Antes para você utilizar um site você era obrigado a entrar nele seguindo um caminho fixo: liga o computador, conecta, abre o navegador, procura um site tentando digitar: www.ositequeeuquero.com.br e depois navega no site. Anciões.

Hoje: Pega o celular, “abre o Google”, digita meia palavra e vê o terceiro resultado, clica. Ve aquilo que precisa, segura o cursor pressionado, compartilha via facebook e/ou direciona para alguém.

Aconteceu alguma coisa de diferente? Nem dei o exemplo do uso da TV para fazer isso ou da geladeira.

Pessoa, você não precisa mais usar um determinado local para conectar. Ainda existe uma grande parcela da população que está entrando na internet. Deixem de pensar nos ZEUA e no eixo Rio-SP para fazer o seu bench e dizer: eu sou antenado.

A fatia da internet está crescendo, há muita gente que sequer sabe o que é facebook e ainda está no mundo Orkut! Qual é o seu interesse? Ganhar dinheiro ou parecer cool perante a mídia?

Os dois são importantes, mas alguém tem que por o dedo na ferida e aponta, não caiam em armadilhas plantadas na imprensa. O uso do e-mail caiu no que diz respeito ao acesso ao site, mas quantos e-mails você que trabalha passa por dia?

O e-mail é a documentação?

O Twitter e o Facebook são os post-its e os bilhetes. É a segmentação padrão pelo excesso de informação. Faça um teste, note que com o passar do tempo o seu uso de softwares de comunicação com MSN, gtalk, diminui para uso de “vamos tagarelar”, e você passa a buscar outras opções.

Tudo é foco, tudo é objetivo. Não, o e-mail não vai morrer e definitivamente não é uso de velho. Se você tem três caminhos para ir a um mesmo destino não utilizará os três o tempo todo. Um terá uma frequência diferentes.

Queria que fosse mais fácil explicar esses pontos de vista.

Cansei... vou dormir. Por que não vou ler os 681 e-mails de spam ou os 30 que estão na minha caixa de entrada.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares