07 março, 2011

Livros Digitais

Quem vê o Kindle da Amazon, o Ipad da Apple e outros hardwares que permitem a leitura de livros digitais e imagina que isso é uma tecnologia nova, engana-se.
Em 1998 / 2000 já havia corre-corre para que esse mercado estivesse um pouco mais em evidência atualmente e talvez mais barateado, facilitando meios críticos para o custo de desenvolvimento da cultura.
Figura 1 - Rocket Book - Até 40 horas de duração de bateriaComo assim? Parte-se do principio que o livro no Brasil é caro devido a sua logística: Autor Escreve, Entrega o “Manuscrito”, Revisa-se e Edita-se o manuscrito. O próximo passo é a diagramação, a ilustração. Em seguida, o livro passa para a gráfica. Custo de impressão, papel, verniz, pré-impressão. Em seguida, depois de rolos e mais rolos de papel e tinta, a entrega é feita por um caminhão ao galpão, depois a distribuição começa. O livro vai para livrarias, bancas, etc. E ai começa a ocupar espaço. O título não é bom. Algumas 2 mil pessoas compram o livro e o custo não se sustenta. Dessa forma equipara-se o valor das perdas com os ganhos, tira-se uma mediana e tem uma escala sustentável para uma editora.
Esse é o mundo do custo do livro em poucas linhas. Pense que o livro digital para na parte da gráfica. O armazenamento é mais barato, imagina que um Tera pode armazenar muitos livros, diferente de uma livraria.
ENTÃO POR QUE DIABOS, um livro digital custa a mesma coisa que um livro em papel?
clip_image005Enfim... voltando a história: eu mesmo fiz alguns trabalhos de conversão para a Editora Melhoramentos na época. E o predecessor desses tão falados livros era o nosso amigo Rocket ebook. Hoje nem o site não exite, mas esse sim era um leitor que a bateria durava até 40 horas. Lembro que para ter o livro final para venda, embora eu fosse um cara de uns poucos anos, era transformar tudo em txt e as imagens precisavam ser salva em png 8 p&b e depois colocar tudo referenciado como um HTML.
Um trapo, hoje eu vejo, um tanto barato se comparado ao custo de desenvolvimento de um único livro “padrão”.
Enfim...
Um dia eu melhoro um pouco mais essa história, mas se quiser ver como funcionava o rocketbook, baixe o Rocketbook (erocket) para instalar no seu PC e também um livro, no formato Rb. Metafisica de Heidegger é um que estou disponibilizando, mas no http://ebooksbrasil.org/nacionais/rebeditions.html há vários outros títulos para serem baixados.
Quem sabe um dia eu contarei um pouco mais dessa história?
Mas pelo menos agora estou explicando o motivo de achar insuportável que as editoras cobrem R$ 40,00 por um livro digital, sendo que não existe material e apenas o custo de conversão não serve para equiparar os valores.
Já que não tenho como lutar contra, vou tentar fazer uma lista de fontes de download de livros digitais:

Um comentário:

  1. Poh, fazia tempo que não tinha tempo pra fuçar no seu blog...sempre com post (matérias) #superinteressantes...

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

Postagens populares