19 maio, 2011

Sistemas Simplificados x Sistemas

Quando as pessoas discutem a realidade com base nos gráficos elas se esquecem que o gráfico é uma fotografia de um dado momento e que esse momento está em uma linha de tempo “pausada”, ou seja, você elimina nuances do que está discutindo para facilitar a visualização das coisas. Um exemplo muito bom é o gráfico utilizado para demonstrar o lançamento de um produto.

A primeira imagem (desculpem pela imagem mal manipulada) temos o ciclo de vida simplificado (resumido) excluindo outras possibilidades que ocorrem no tempo, ou seja, tirando os SE (se isso acontecer, ou se aquilo for feito) um produto que você tem em mãos é introduzido ao mercado, crescre em vendas e conhecimento populacional onde se aperfeiçoa, tem sua maturidade, onde todos já o tem e sabem para que serve para finalmente entrar em declínio.

Isso serve muito bem se pegarmos uma peça única na visão do sistema simplificado. Mas vamos para um produto WEB, ou um produto como o Gol, ou ainda o iphone ou ipad.

Ele é lançado, começa a crescer, atinge a maturidade, então sai uma novidade, ou uma mudança no farol para linha 2012, ou ainda a versão 3 mm mais fina, ou então agora ele tem câmera digital!

Quando falamos em Ipad, falamos do Ipad versão 1 sem atualização do software ou falamos do conjunto iPAD que inclui até as versões 2 que vem com camera é é mais fino? A delimitação é dada seguindo um interesse ou momento. Baseando no Ipad ou um produto web, o grafico 2 ilustra o crescimento sobreposto do produto A, sobre o produto A+ e depois o produto A++.

A minha pergunta para vocês todos pensarem: o produto A entrou em declínio?

sistema simples versus sistema copy

E tenho dito…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares