Compartilhei ontem um texto de um blog no Facebook sobre a técnica do 10/20/30 para construir uma apresentação que valha o tempo da sua plateia.
Ela é simples: 10 slides, 20 minutos para falar e fonte tamanho 30.
Uma sugestão de estrutura dada nesse texto e agora adaptado para facilitar a compreensão é:
1. Título
2. Descreva o Problema
3. Proponha a Solução
4. Modelo de negócio ou estratégia (para resolver o problema)
5. Tecnologia/Método/Técnica/Mágica (que será empregada para a solução)
6. Marketing e Vendas – Explique porque você acredita, venda sua ideia.
7. Concorrência – Você pesquisou tudo? Benchmark?
8. Equipe – Ninguém é uma ilha
9. Projeções e milestones – Tudo precisa de um tempo para acabar.
10. Status e cronograma – Já começou ou ainda está labutando?
Por mais bacanuda que seja essa tática devo assumir que mesmo me esforçando para acreditar que ela seja válida, tenho grande dificuldade para aplicá-la pessoalmente. Mas enfim, se você conseguir vai fundo.
Caso contrário apegue-se a duas regras de ouro: “como criar uma apresentação que eu mesmo não durma nela” e “como faço para ser ainda mais sucinto e direto”, ou seja, Empatia e Objetividade.
Mas enfim, resolvi postar esse texto, pois além de ter ouvido um palestrante no evento Agille Brasil falar sobre essa regra e depois tê-la trombado na web, é melhor aceitar a lei da natureza e dividi-la com vocês meus parcos leitores.
Seguindo por esse caminho, já que assim deseja a lei, hoje também trombei com outro texto com 10 dicas de como fazer uma apresentação mais cativante (parte 1) (parte 2)
Entenda que montar é diferente de fazer nesse caso. O primeiro te ensina a estruturar e não escrever um livro na apresentação e a segunda é para aqueles que não conseguem utilizar outra fonte além da Times New Romam na apresentação.
Para ser mais direto ao ponto, vamos as dicas:
1. Não use um tema pronto.
Sabe aqueles temas que já vem no PowerPoint? Esqueça-os! Crie o seu.
2. Utilize fotografias de qualidade para ilustrar
Existem bancos de imagens gratuitos e vários sites na web que têm imagens de muito boa qualidade, então PARA DE USAR GIF ANIMADO ou CLIPART! Quer site de imagens, tó mais um post de 89 sites de imagens gratuitas
3. Cores sólidas são legais.
Você pode usar um site com o: http://colorschemedesigner.com/ e escolher o conjunto de cores corretas.
4. A tipografia dá o volume
Já leu que CAIXA ALTA É GRITAR!? É quase isso. Além de brincar com letras maiúsculas e minúsculas você pode brincar com estilos de fontes. Não se apegue. Crie.
5. Veja a legibilidade
O slide é para ser lido. Não coloque uma figura colorida com um texto AMARELO. Utilize tarjas, recortes, blocos. Dê respiro.
6. Mais simples é melhor
Neste caso a palavra de ordem é menos é mais. O dois slides abaixo dão o recado:
Não | SIM |
7. Evite a praga dos bullets
Evite colocar duas colunas de tópicos. Título e no máximo 5 pontos do assunto. Mais que isso é bobagem. Além disso, não invente: ou coloque um ícone ou parta para os quadrinhos ou bolinhas.
8. Crie pontos focais limpos
Um texto grande e um ponto de texto colorido podem chamar muito a atenção do seus expectadores se estiverem bem balanceados.
9. Crie uma capa cativante
Se sua apresentação já tem uma cara feia, imagine o resto?
10. Faça as pessoas rirem
Quebre o gelo, não tem por que não colocar coisas engraçadas para explicar e atrair a atenção.
Então por hoje é só pessoal. Já fiz minha boa ação blogueira do mês. Leia os textos que indiquei e comentem! É sempre interessante ouvir a sua opinião.
C U = See you.
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