16 agosto, 2011

Bolhas de Conhecimento – parte II – Como ver Todas as mensagens do Facebook no seu Feed de Notícias

 

Já fiz um posto sobre as bolhas de conhecimento.
Na verdade compartilhei um link sobre isso: http://mundovampyr.blogspot.com/2011/06/um-dos-melhores-videospalestras-que-ja.html ou seja, não é assunto muito novo.

Em todo caso, se você não viu o vídeo e não está com tempo de ver, vou resumir um pouco a história: Eli Pariser palestrou no TED falando dos algoritmos (códigos) que foram criados pelas ferramentas de pesquisas (Google, Facebook, Bing, etc) e de como esses “robozinhos” vem tomando decisões no nosso lugar.

Basicamente ele parte da premissa que, de acordo com o histórico de navegação de cada pessoa, o resultado apresentado é diferente para cada um. Por exemplo: se eu procurar por sangue no google, a probabilidade de ter resultados sobre o assunto vampiros é muito maior do que ter informações sobre doação de sangue ou componentes do sangue.

Diferente de alguém que trabalhe com saúde e procure a palavra “sangue” e receba várias referencias sobre o assunto. De modo que essas empresa passam a controlar, e exercer um papel automatizado de Editor, quando na verdade deveriam permitir o acesso a informações.

Nesse caso, esse post é para desabilitar uma dessas funções, do facebook.

Você sabia que no Facebook, se você não configurar a sua lista de notícias, você verá só as notícias que o site acha que é interessante para você?

Você sabia que no Facebook, embora você selecione mais recentes, ele vai postar notícias mais recentes das pessoas que você mais interage? Se você nunca falou comigo e me add no facebook, provavelmente nunca verá um post meu, que é diário! :-P

Pensando nisso, fiz um passo a passo, na verdade descrevi em 5 passos, como você pode ver TODAS as mensagens da sua timeline. Só clicar na imagem arrumar a casa.

té a proxima.

288608_10150750310830183_750815182_20230780_2412476_o

Um comentário:

Pesquisar neste blog

Postagens populares