17 janeiro, 2014

O que eu quero e a queda da paixão…

(revista pela terceira vez pós publicação para corrigir alguns erros…)

Perguntaram-me o que eu quero.

Resposta difícil essa, muito difícil.

Pensei em dizer: mudar o mundo.

Mas não o mundo muda à sua velocidade e este grão de gente tem uma pequena e mísera contribuição para isso.

Para mudar o mundo seria preciso genialidade, sorte, força, presença e esse algo que busco e não sei o que é. E pensando um pouco mais, nos dias de hoje: muito marketing pessoal, poder, abnegação e martírio.

Definitivamente não cheguei ao status de divindade para sofrer por essa mudança. Olhando fundo, não sou tão altruísta. Gosto do meu circulo e espaço, mesmo que seja dentro da minha cabeça um tanto confusa.

Pensei mais um pouco e a resposta surgiu: mudar as pessoas!

Mas as pessoas são diferentes e mutáveis.

Tantas se transformaram com o tempo; para pior e para melhor. Foram tantas que conheci, que conheço e desconheço.  Nem mesmo elas se conhecem, como mudar o desconhecido?

Tantas me decepcionaram e tantas outras me surpreendem positiva e diariamente.

Surgem e se vão.

Não, não quero mudar as pessoas, queria no máximo dar um pouco de autossenso crítico para suas escolhas, mas as variáveis são tantas que com certeza aberrações continuariam a aparecer, melhor não querer mudá-las.

Seria quase como um aparelho que pode brilhar ou explodir. Podem virar criaturas incontroláveis (já o são, não?) e o que nos leva ao mesmo ponto e, chegamos o problema de não querer mudá-las, o ciclo parece-me inquebrável.

Então, o tempo delas é necessário e a auto mudança é o que posso desejar a você e a mim. Não que alguém o faça.

Não, definitivamente não quero mudar as pessoas, queria eu ser tão otimista a ponto de me arriscar tanto, mas não, imprevisível demasiadamente.

Então interiorizei: quero me mudar!

Opa, pera lá. Isso na segunda leitura soa muito estranho. Vamos deixar claro, não estou falando de mudança física de cidade, pais ou estado, de grupo ou talvez esteja. Xi. Complicou. Continuemos.

Sou mutável. Aprendo, ouço e escuto, leio e vejo, mudo a cada instante, cada célula, cada pensamento e cada ideia que se forma na minha cabeça, não estou mudando agora tentando entender o que eu quero?

Mudo a cada segundo. Isso já acontece, eu já me transformo a cada instante, inclusive de opinião. Não. A Resposta não é essa.

Nesse raciocínio, pensei em paixão, ah, a paixão. Aí me lembro de um livro, do Mario Sergio Cortella que dizimou o meu entendimento de paixão, na verdade a paixão não é boa. E o que eu quero é bom, eu sinto. Mas a paixão, tão gostosa...

Não era mais possível dizer a mim: quero me apaixonar. O conhecimento. Triste. Frio.

Fui, teimoso, até o dicionário procurar o significado da palavra com esperanças de ser isso: Quero paixão, quero, preciso, ah! Me dê paixão! (os grifos do texto abaixo são meus, ok?)

paixão: substantivo feminino ( sXIII) – 1. O sofrimento de Jesus Cristo na cruz. 2. o segmento do Evangelho que trata do martírio de Cristo; esse martírio, e o dos santos. 3. Peça teatral cantada, ou oratória sobre o tema da Paixão. 4. Grande sofrimento; martírio. 5. Gosto ou amor intensos a ponto de ofuscar a razão; grande entusiasmo por alguma coisa (!); atividade, hábito ou vício dominador. 6. A coisa, o objeto da paixão ou da predileção. 7. Furor incontrolável; exaltação, cólera. 8. Ânimo favorável ou contrário a alguma coisa e que supera os limites da razão; fanatismo. 9. Sensibilidade, entusiasmo que um artista transmite através da obra; calor, emoção, vida. 10. No kantismo, inclinação emocional violenta, capaz de dominar completamente a conduta humana e afastá-la da desejável capacidade de autonomia e escolha racional por oposição a ação ('atividade livre'). 11. No nietzschianismo, estado em que determinado afeto organiza e orienta toda a difusa emotividade humana em uma disposição plena de saúde e vigor 12. Lógica da categoria aristotélica que indica a passividade, a inatividade perante uma ação alheia por oposição a ação. Etimologia: lat.tar. passĭo,ōnis 'paixão, passividade; sofrimento', pelo vulg.; ver 2pass-; f.hist. sXIII paixon, sXIII paxon, sXIV payxõ, sXIV payxõoes, sXV paixão, sXV passiom, sXV paxam 'martírio', sXV paixões, sXV passõoes 'sentimento'. Sinônímia e Variantes: ver sinonímia de mania e martírio e antonímia de desleixo e indiferença

O desejo dessa paixão realmente me pareceu um vício agora. Quero! Preciso! Desejo! Não.

Os otimistas dirão: mas há um ou outro significado bom ali no meio, você mesmo exclamou! Mas perceba o contexto como em um todo.

Ruim, muito ruim. Não gostaria de perder a lógica, a razão, deixar de ver, de tentar entender.

Não quero sofrer mais do que sofro pensando que esse vazio pode ser exponenciado pela paixão, vazia? Já pensou? Paixão vazia. Soa tão moderno e atual.

Então o que eu quero?

Liberdade. Muito complexo. Vivemos numa sociedade onde nossa liberdade é cerceada a cada instante. Internamente, dentro desse complexo sou livre, mas como é possível ser livre dentro de um ambiente sem liberdade; internamente?

Arcando com as consequências.

Então sou livre na medida do possível. Mas se há uma medida não é liberdade... viu.. complexo... acho que tenho a liberdade de que preciso.

Evoluir. Essa minha busca é uma evolução. Feito.

Definitivamente não sei, ainda estou pensando. Burilando a ideia. Realmente muitas dúvidas travam. O problema é que, em tudo que leio deste texto, não há dúvidas, só não há visão.

O que eu quero? Difícil, muito difícil responder.

8 comentários:

  1. Mudar pessoas = mudar o mundo. A não ser que vc se refira ao clima ;)

    Vai mudar de sexo?

    Quer um pouco da minha paixão? To dando ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando penso em mudar o mundo penso na massa. Globalmente, em uníssono. Não no indivíduo. Mudar as pessoas é um trabalho diário e microscópico, literalmente individual. Se eu mudar algo em mim e mudar algo em você, não mudo o mundo pelo que vejo...

      De sexo, não... essa certeza eu tenho, da minha sexualidade. :-) Esse negócio de mudar radicalmente inviabilizaria a preferência. :P

      Ah.. tenho minhas dúvidas... pelo seu sorriso sua paixão tá ainda benéfica, então aproveite-a ao máximo! :-D

      Excluir
  2. A paixão, seja pela vida, por pessoas ou até mesmo coisas, é um sentimento, logo não adianta raciocinar sobre quere-lo ou não sentir! Lembra da Lei da Atração? Então, quanto mais fixar seu pensamento sobre esse assunto...
    Quanto ao que você quer, lembro-me bem de um vídeo que me recomendaram. O assunto era sobre como a nossa sociedade está confusa diante de tantas opções!
    No fundo você sabe o que quer, talvez a dificuldade seja admitir, assumir e lutar por isso custe o que custar sem medo de possíveis frustrações.
    Agora, só pra te sacanear: "esse é o meu ponto de vista, posso estar totalmente enganada em relação a tudo, ou não". Kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. #euri da sacaneada... :P não sei o que quero, mas sei o que não quero.. e o vídeo paradoxo das escolhas realmente é bom!

      Excluir
  3. O tio,para com essa masturbação mental, e vai viver. Nao se pode esperar nada de ninguém e do mundo.
    Ja dizia uma mente perspicaz: qnto menor a expectativa menor a decepçao

    ResponderExcluir
  4. hummm....mudar o mundo?? Dificil....mudar as pessoas? Impossivel,...mudar a si? Logico, sempre mudamos, somos eternos camaleos mutantes, sempre evoluindo e mundando, seja no visual, nos gostos, gestos, modo de ver e viver
    Ahhhh paixão, chagaste ao ponto certo, paixão, impulsa a vida, nos faz pessoas melhores, mas a paixão fisica, esta nos arrasa em caminhos muitas vezes tortuosos
    Se apaixone sim, por si, cada vez mais goste do cara q enxergas no expelho
    Se apaixone pelo que fazes, e se n es apaixonado por isso, procure fazer algo apaixonante, viciante
    Se apaixone por sua casa, seu canto, seu porto seguro, enfeite, o deixe apaixonante
    Se apaixone por teu redor, o lugar onde moras, onde andas, onde frequenta
    Se apaixone pela vida
    E veras, quando conseguir se apaixonar assim, vais encontrar algo muito maior
    Amor
    Ahhh e este, traz respostas a tudo
    Veras...
    Tente, experimente
    E depois me conta ta?
    Jinhos a ti

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho me questionado muito sobre esse lance de querer paixão e cheguei numa conclusão bem parecida aí... quero não! Acho que o que eu quero mesmo é paz. E abraços quentinhos! =P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse calor eu pulo a parte dos abraços quentinhos... :P
      Meu problema não é exatamente querer ou não paixão, é querer algo, ter um objetivo... Ta tenso... :P

      Excluir

Pesquisar neste blog

Postagens populares