19 fevereiro, 2014

Princípios éticos, morais e objetivos: o desafio de uma época

 

O título deste post é pomposo, mas é exatamente do que quero tratar.

Começo com uma pergunta: se você está no meio da multidão agitada e seu objetivo é claro, sua moral é condizente com uma realidade onde seu princípio ético é apropriado para evolução do que eles te servem?

Você será empurrado, você será afogado, você sucumbirá a grande voz ou à força. Muitos dirão: você deve lutar! Mas meu senso de preservação me diz: não quero ser um mártir, e pior, o mártir só vira mártir se estiver à frente de uma causa onde a multidão, ou parte dela, suficientemente poderosa poderá fazer diferença, ai, talvez valha a pena morrer pelo seu principio. Trágico não?

Vamos facilitar a visão do que estou dizendo com o fato que gerou a ideia deste post. Estou atualmente desempregado, quase por opção, pois estou tentando aproveitar um pouco o meu tempo em busca do meu objetivo, mas é outra história, enfim... costumo relutar em aceitar resultados de pesquisas encomendadas. Ainda não é a raiz...

Vivemos em uma sociedade onde é necessário sobreviver. O custo de vida é alto, temos bocas para alimentar (mesmo que seja a nossa), temos que pagar nossas contas de serviços: energia para escrever este post, comprar o computador, ter o local para escrever. Já fazemos parte do sistema que temos que ter o suficiente para manter um padrão onde possamos nos enquadrar como parte de um grupo conciso, nem que ele seja mediano.

Esta realidade se aplica a você e a mim. Todos temos problemas, família, objetos de desejo. Agora pensemos numa cadeia hierárquica de consumo numa pesquisa: como empresa, contrato outra empresa, para prestar serviço de pesquisa. Ou seja: minha empresa quer faturar, meu superior imediato pede resultado, você tem que saber mais sobre o produto, onde o objetivo é ganhar, e nesse caso já temos dependência do dono da empresa, do meu chefe, minha, do dono da empresa de pesquisa, do chefe do cara de pesquisa e finalmente do entrevistador. Meio rápido, mas a hierarquia de todos é baseada na necessidade de bocas para alimentar. Preciso do meu emprego, ou engulo sapo, ou atendo meu chefe, ou sigo meu principio ético e passo fome pois sou demitido por ir contra a ideia geral. Novamente, estou indo de ponto a ponto rapidamente para ilustrar a ideia.

Desse modo, a empresa de pesquisa contrata um trabalhador mais desesperado e menos preparado para ficar em pé, na rua, faça chuva ou faça sol, para preencher questionários que comecei a escrever num escritório com ar condicionado e café a vontade, mas com a cobrança de resultado.

A folha circula, até que, um dia, caminhando na rua, sou parado pelo entrevistador: você pode responder uma pesquisa? Claro! E começo a responder. O entrevistador anota meus dados: nome, telefone, tudo certinho, e começa a perguntar: resposta um, dois , três.. e ele começa a preencher de acordo com outras respostas que não as minhas.

Vou brigar com ele! Ele chama o chefe, que chama o chefe, que chama o cliente que sou eu, que pedi o prazo para ontem! Mas eu estava na rua! Pera, para tudo... o ciclo começa com problema no principio da necessidade – quero mas para ontem! Meus prazos não esperam, pois fui treinado para cobrar que você entregue rápido! Mas a cultura deu-se por razões que o funcionário que não for cobrado, não entrega a tempo, pois irá falar de futebol e está preocupado com os filhos! Então, onde está o problema?

No principio ético, moral e objetivos de cada um. Analise seu objetivo, tenha em mente que uma alteração sua pode influenciar toda a cadeia, e isso vale para você que está em qualquer uma das pontas! Todos temos prazos, mas as pequenas morais: não mentir, não omitir, não atingir é possível. Há momentos que o prazo não será entregue! Não existe exceção para sempre cumprir-se tudo a mais perfeita ordem. Tudo teria que ser perfeito demais... e nós, seres humanos não somos...

Cansei de escrever...

2 comentários:

  1. Pois é...prazos.Comprei uma porta de box em janeiro dia 08,2014.\\\\\paguei a vista.Hoje 02 de abril de 2014 é que diz que virão entregar e colocar...será?

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog

Postagens populares