27 março, 2008

A Internet nossa de cada dia

por mim.

Peguei-me hoje pensando em como seria a vida sem Internet e confesso que já não consigo imaginar isso tão facilmente, principalmente como profissional da área e morando em São Paulo, “uma cidade grande”. (Vocês entenderão essa afirmação lá no final, leiam crianças, leiam...).

As facilidades proporcionadas pela World-Wide-Web evoluíram tanto nos últimos anos que encarar uma fila de banco tornou-se quase uma aberração por aqui. Eu ainda me lembro da época que ia com minha mãe e a minha avó ao banco e lá, eles usavam aqueles livros imensos para controlar a movimentação diária (acho). Se você já passou da casa dos 2.5 deve se lembrar disso também.

Sem contar as muitas profissões que nasceram, cresceram e evoluíram. Eu seria um caso, qual seria meu trabalho se a Internet não existisse? E você? O que seria da sua vida sem a Internet? A evolução de todos nós é baseada nos escribas no passado?

Enfim, estou adiantando minha linha de pensamentos.

Usei o banco como exemplo para demonstrar que um dos serviços mais conhecidos na web era, até bem pouco tempo, um dos mais criticados devido às imensas filas do dia de pagamento e hoje já virou feijão com arroz para muita gente.

Qual foi a última vez que você encarou uma fila de banco? E se encarou não estava pensando “eu podia fazer isso de casa ou lá do “trampo””. (Claro que essa afirmação é para você que não tem que fazer isso profissionalmente, dã.)

Assim, tenho acompanhado um tanto curioso, o quanto a Internet passou a fazer parte das nossas vidas. Como virou rotina pronunciar “mailings” para “newsletters”, “preciso de um site”, “quero ‘abaixar’ uma música”, “anota o meu e-mail: WWW... não... como é mesmo?” ou para ser mais politicamente correto observando que no estabelecimento pequenino do bairro distante o endereço de e-mail falecomagente@hotmail.com está pintando no balcão com letras brancas garrafais.

Isso mostra que mesmo que as pessoas tenham uma idéia errada de alguns itens ligados a Internet elas a têm incorporando ao seu dia-a-dia e que, aos poucos, elas se tornarão tão intrinsecamente ligadas que será impossível dissociar as coisas.

Antes de prosseguir vale alguns pequenos esclarecimentos:

“enviar uma mala-direta pelo correio tradicional através de uma campanha de marketing por uma lista de endereços” virou o “mailing para uma newsletter”.

“Precisar de um site” é estruturar ama idéia, verificar o quão dispendioso será e se existirá alguém para mantê-lo e ainda se há realmente uma razão para ele existir e como ele existirá. Além do que é importante dizer que estudamos e trabalhamos muito para fazer sites de sucesso. ;-)

Que “não se abaixa uma música da Internet” e sim baixa a música ou faz-se o download da dita-cuja.

Que e-mail é com @ e site pode ou não ter o WWW e ainda pode ter o final diferente de: .com.br ou .com.

A Internet parece-me que se engruvinhou de tal forma na nossa vida que seria impossível organizá-la sem utilizar o Outlook sincronizado a alguma agenda online disponível a partir de qualquer máquina e ligada ao celular ou tantos outros exemplos como:

  • Para que usar o guia? Usa o GPS no Handheld ou acessa ai o Google Maps ou o Live Maps ou o Map Link com o celular e vê como chega à casa da Marianinha.
  • O senhor gostaria de retirar o seu exame aqui ou através do nosso site?
  • Oi gata, você tem Orkut? Messenger?
  • Ou... Passa a cola. Passa a cola. Não pelo infrared anta pelo Bluetooth
  • Ei. Empresta-me seu pendrive? Grava ai para mim.
  • Você já leu o meu blog? Dã. Não o flog, o blog dãrdi! Vamô troca links?
  • Você tem ai no e-mail aquele endereço do dentista que me passou dois anos atrás?
  • To triste, meu micro tá com vírus.
  • Caramba cara, o seu carro não toca mp3 e nem tem porta USB?
  • Filha! Não to conseguindo imprimir. Aproveita e adiciona a Martha. Sabe, é a vizinha aí do lado. Instalaram a Internet para ela ontem e eu estou ensinando ela. Você acredita que ela começou a usar a Internet só agora? Bom, eu criei um gmail para ela, não é ele que tem aquele programinha que dá para conversar quando ela estiver online?
  • Tira uma foto tira uma foto! Mas a minha câmera acabou a bateria. Pô! Usa o celular então...
  • Tio, o que é um LP?

Se eu fosse continuar a lista se estenderia a muitos exemplos de todas as faixas etárias. Tanto que muitos exemplos ai de cima são reais! Se você se empolgar e lembrar-se de algum engraçado “posta ai o seu comentário para ele aparecer no nosso feed”.

Enfim, o mais engraçado de tudo isso é que quando fui começar a escrever este texto havia colocado “todo mundo usa a Internet”, mas fui procurar mais detalhes dessa informação e descobri o seguinte:

TIC DOMICÍLIOS e USUÁRIOS 2006

julho / agosto 2006

 

<>

 

</>

PROPORÇÃO DE INDIVÍDUOS QUE JÁ ACESSARAM A INTERNET1
Percentual sobre o total da população2 

Percentual (%)

SIM

NÃO

Total

33,32

66,68

REGIÕES DO PAÍS

SUDESTE

36,89

63,11

NORDESTE

22,41

77,59

SUL

36,19

63,81

NORTE

25,54

74,46

CENTRO-OESTE

38,94

61,06

SEXO

Masculino

36,03

63,97

Feminino

30,88

69,12

GRAU DE
INSTRUÇÃO

Analfabeto/
Educação infantil

5,67

94,33

Fundamental

27,86

72,14

Médio

53,06

46,94

Superior

86,95

13,05

FAIXA ETÁRIA

De 10 a 15 anos

46,47

53,53

De 16 a 24 anos

58,83

41,17

De 25 a 34 anos

42,88

57,12

De 35 a 44 anos

23,79

76,21

De 45 a 59 anos

12,50

87,50

De 60 anos ou mais

3,21

96,79

RENDA FAMILIAR

ATÉ R$300

7,32

92,68

R$301-R$500

13,93

86,07

R$501-R$1000

29,48

70,52

R$1001-R$1800

52,48

47,52

R$1801 OU MAIS

69,92

30,08

CLASSE SOCIAL4

A

95,08

4,92

B

72,29

27,71

C

38,85

61,15

DE

12,23

87,77

SITUAÇÃO
DE EMPREGO

Trabalhador

36,19

63,81

Desempregado

36,77

63,23

Não integra a
população ativa3

28,26

71,74

1 Indivíduos que informaram ter acessado a Internet pelo menos uma vez na vida, de qualquer lugar.
2 Base: 10.510 entrevistados.
2 Projeção populacional: 153 milhões de pessoas, com 10 anos ou mais, segundo estimativa realizada com base na PNAD 2005.
3 Na categoria não integra população ativa estão contabilizados os estudantes, aposentados e as donas de casa.
4 O critério utilizado para classificação leva em consideração a educação do chefe de família e a posse de uma serie de utensílios domésticos, relacionando-os a um sistema de pontuação. A soma dos pontos alcançada por domicílio é associada a uma Classe Sócio-Econômica específica (A, B, C, D, E).
Fonte: NIC.br - jul/ago 2006
http://www.cetic.br/usuarios/tic/2006/rel-int-01.htm

 

PENETRAÇÃO DA INTERNET NOS DOMICÍLIOS*

Percentual de domicílios com acesso à internet via um computador doméstico

Fonte: GNETT - IBOPE//NetRatings

 

2005

2006

2007

Total de
domicílios

2º tri.
2005

3º tri.
2005

4º tri.
2005

1º tri.
2006

2º tri.
2006

3º tri.
2006

4º tri.
2006

1º tri.
2007

2º tri.
2007

3º tri.
2007

Percentual

11%

11%

12%

12%

12%

12%

13%

14%

15%

17%

* Base: Total de domicílios no país
http://www.cetic.br/usuarios/ibope/tab02-04.htm

Ou seja, cerveja! Essa é a explicação pela ênfase de morar em São Paulo, “uma cidade grande”, e lembrar que essa vida não é a realidade de muita gente no País. Voltar às origens e recordar que meu padrasto não sabia o lado que se falava ao telefone e que na hora de desenvolver um site, escrever um texto de tecnologia é necessário pensar que muita gente nesta terra verde e amarela pode sequer imaginar do que estamos falando é muito importante.

Você não está sozinho na Internet, ela pode fazer parte da sua vida cotidiana, assim é a Internet. A vida de uns e a inexistência para outros.

Até a próxima.

Marcos Raul de Oliveira: é formado em Marketing e atua na Simples Consultoria com projetos web. Nas horas vagas é pesquisador em marketing e Web Analytics, mantém alguns blogs, colabora com publicações de informática, é colunista da Windows Vista – A Revista Oficial e autor de três livros na área de informática e administração. Colocou no ar o seu primeiro site no século passado, lá pelos idos do ano de 1997 e de lá para cá mantém uma vida-virtual-real agitada simplificando o uso da tecnologia.

Trackback: http://blogs.simplesconsultoria.com.br/techtalk/a-internet-nossa-de-cada-dia/tbping

 

Technorati Marcas: ,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares