Ok. Sessão tecnologia no post.
Minha missão é entender melhor como funcionam as coisas no mundo dos vídeos on-line. Com toda a quantidade de serviços de vídeo disponível, por que não conhecer e compartilhar essas informações? Pelo menos saberei que a fonte é confiável...
Enfim. Vamos ao básico:
Você sabia que parte dos serviços de vídeos funciona com a tecnologia Flash Vídeo? Isso mesmo, os vídeos do YouTube, Mais Uol, SoupBox, funcionam com um arquivo com extensão .flv.
Bom, antes de tudo o Flash Vídeo é um formato que surgiu a partir do Flash, para começar a distribuir em um formato de streaming (que vai carregando aos poucos e já apresentando na tela) tudo bonitinho, fácil e integrado com o Flash que também produz aquelas animações em 2D bem loucas, além dos sites como o famoso WWW.eye4u.com e interfaces de CD. Aliás, com o Flash e um pouco de imaginação você pode fazer muita coisa.
Mas para não fugir do intento desse post, vamos prosseguir por outro caminho. A idéia toda é como fazer para criar o seu próprio FLV de qualidade, ou entender um pouco mais sobre o assunto.
Bom, para que o vídeo capturado tenha qualidade, antes de mais nada ele precisa ser capturado com qualidade, isto é, o câmera precisa fazer um bom trabalho e se preocupar com iluminação, formato da captação, etc.
OK, além disso, você pode pegar filmes livres e colocar no ar. Para isso você pode usar outros softwares. Vamos ao exemplo de rippar um DVD (copiar um DVD para o computador e colocá-lo na web).
A primeira coisa é baixar um ripper, como o software DVD Decrypter. Em seguida, utilizando-o esperar ele copiar todo o conteúdo do DVD para o seu computador.
Pense que para isso existem algumas coisas:
Você precisa de um drive de leitura de DVD para ler o DVD.
Você precisa que um DVD esteja dentro do Drive para que ele seja copiado (é sério, juro).
Depois você precisa esperar, pois o software vai copiar entre 7 e 4 GB de vídeo.
O que o leva a precisar de espaço no HD.
Pronto, o software concluiu a cópia? Os arquivos estão no HD? Então você precisa de um software como o Nero Recode para converter o arquivo do DVD para um formato como mpeg-4 um arquivo parecido com o mp3 só que para vídeo.
Existem outros softwares que podem ser utilizados, e nesse caso, vocês com um plugin (pedaço de software instalado em outro software) conseguem converter diretamente para flv tirando uma etapa da conversão. Estão nessa lista:
- Adobe After Effects (Windows and Macintosh)
- Adobe Premiere Professional (Windows)
- Apple Final Cut Pro (Macintosh)
- Apple QuickTime Pro (Windows and Macintosh)
- Avid Xpress DV (Windows and Macintosh)
Agora, por que motivo cortar ou não cortar essa etapa. Bom, se você quer efetuar um trabalho mais profissional, você precisa escolher o codificador (codec ou encode) desse vídeo. Nessas conversões é que você faz isso. Cada formato que você gera tem um específico, ou seja, é o caso de se converter o vídeo do DVD para .AVI ou .MPEG ou .MOV ou .WMV
No caso específico do FLV existem dois: on2 e o Soreson Spark. Coloca essas duas palavras no Google que você encontra o site do fabricante e pode baixar o codec.
Bom, depois disso, você precisará de um software para gerar o FLV. O principal é o que vem junto com o flash profissional, o Flash Video Encode, nele você escolhe os detalhes da conversão e manda gerar o vídeo.
Pronto. Você tem um vídeo pronto no formato dos principais sites de vídeo.
Cansei de detalhar mais o tutorial... enfim... você pode pesquisar o seguinte:
- Divx
- QuickTime
- Flash player
Nenhum comentário:
Postar um comentário