26 junho, 2009

Aprender/Compreender - saber/conhecimento - A palavra pertence metade a quem a profere e metade a quem a ouve.

Cognitivo remete, evidentemente, a conhecimento e saber, e, principalmente, a compreender e aprender, mas também a produzir. Um "mau aluno" acumula os déficits quando não compreende, não aprende suas lições e produz um trabalho considerado insuficiente. Ocorre o oposto com o "bom aluno". Ora, compreender, aprender, produzir, constitui atividades simbólicas: para cada uma delas, o aluno trabalha sobre signos e discursos (La Bordierie, 1991 em   Les sciences cognitives en éducation By René La Borderie, Nicolas Sembel, Jacques Paty)

Ora, o domínio dos conhecimentos implica três tipos distintos de atividade: as atividades de compreensão "que consistem em construir interpretações"; as atividades de aprendizagem, que consistem em modificar ou reestrutura os conhecimentos anteriores e em estabilizá-los em um dado momento (Richard, 1990); e as atividades de produção, que consistem em por em prática (por meio de textos ou objetos) as aprendizagens efetuadas. Lembremos ainda Montaigne: "Cabeça bem-feita, cabeça bem cheia".

http://www.google.com.br/books?id=fNWi_sedZcAC&pg=PA48&dq=saber+%2B+aprender+%2B+conhecimento&lr=&ei=YzNFSpWjJKeEyAT5-uhk&hl=en

O saber, relacionado ao conhecimento implica questionamentos e esforços voltados à informação que possa agregar valor ao trabalho. O conhecimento é o que se deveria saber para desenvolver com qualidade aquilo que lhe é atribuído.

O saber-fazer, correspondendo as habilidades: centraliza-se no desenvolvimento de pra´ticas e consciência da ação tomada. As habilidades são o que se deveria saber para obter um bom desempenho.

O saber-ser, vinculado às atitudes: busca um comportamento mais condizente com a realidade desejada. Nesse momento, a realiza-se a união entre discurso e ação. Deve-se saber agir para se poder empregar adequadamente os conhecimentos e habilidades.

 

http://www.google.com.br/books?id=75cExd9DgKkC&pg=PA19&dq=saber+%2B+aprender+%2B+conhecimento&lr=&ei=YzNFSpWjJKeEyAT5-uhk&hl=en

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares