por Raul de Oliveira
Se você utiliza a grande rede para consultas com certeza tem um instalado na sua máquina. Os navegadores fazem parte do nosso dia a dia e muita gente não tem ideia das vantagens ou desvantagens de escolher o seu. Vale ou não vale a pena questionar ou escolher?
Vamos do início: o nome “Navegadores da Internet” é uma tradução livre (e adaptada) do verbo em inglês browse (procurar, folhear, pastar) com o on the web na teia (rede de computadores ou Internet).
O culpado disso é um senhor britânico de 54 anos chamado Tim Berners-Lee, engenheiro, cientista da computação, professor do MIT e a quem é creditada a invenção do World Wide Web.
Esse senhor, Sir Tim, criou um tipo de documento chamado de hipertexto e o primeiro programa para lê-lo. Aos arquivos, desse tipo de documento, ele deu o “sobrenome” de .HTM ou .HTML – sim, suas páginas da Web! – e, ao programa para leitura desses arquivos, ele nomeou de WorldWideWeb ou "Rede de alcance mundial" que passou a ser conhecida também como Web e WWW.
A Web (com letra maiúscula, pois já é a “rede internet” de “rede internacional”) só explodiu com a introdução do NCSA Mosaic, um browser gráfico que entendia texto e imagem e que foi criado em oposição aos que só exibiam texto.
Então, entra na história outra personagem: Marc Andreesen, líder do projeto Mosaic na NCSA e que se demitiu para criar a companhia que seria conhecida como Netscape Communications Corporation.
A Netscape lançou o seu produto Navigator em Outubro de 1994 e este se tornou o mais popular navegador no ano seguinte, então, a Microsoft, que até então havia ignorado a Internet, entrou na briga às pressas, comprando da Splyglass Inc. o seu próprio navegador, o Internet Explorer.
Internet Explorer
Atualmente na sua versão 8.0 o Internet Explorer luta para tirar sua fama de um navegador inseguro e que conquistou o mercado as custas do sucesso do sistema operacional Windows.
Odiado pela grande maioria dos programadores web, o Internet Explorer é um azarão que conquista novatos da rede por vir com o Windows e pronto. Fácil, fácil de usar “A internet”.
Entretanto o Internet Explorer não é de todo ruim. Principalmente na versão 8. A integração com o Windows é muito boa. A segurança tem sido constantemente reforçada. A área de certificados digitais é essencial para quem trabalha com assinatura no e-mail (assinatura digital certificada com validade juridica).
E o Internet Explorer tem uma coisa que os outros navegadores não tem – restaurar o navegador para o estado original. É uma mão na roda para você que tem preguiça de desinstalar qualquer coisa.
Ok. Alguém ai vai gritar, mas é só instalar e resinstalar. Ai vem o problema. Desinstalar o IE do Windows é uma grande dificuldade.
Mozilla Firefox
Em maio de 1998, o código do Netscape Navigator - então na versão 5 - foi liberado para os programadores do mundo e o nome "Mozilla" tornou-se o nome-código das primeiras versões do Netscape.
Depois, o Netscape, passou a tomar o nome de "Mozilla" a partir de 2002, e posteriormente SeaMonkey.
A Netscape foi posteriormente vendida à AOL, que passou a assumir o desenvolvimento do navegador até a versão 9, quando então foi descontinuado.
Do código do Nestcape nasceu o Firefox, também desenvolvido pela Fundação Mozilla, atualmente o segundo navegador mais popular.
E desse eu preciso falar um pouco.
Não sei se o problema é com a minha máquina, mas o Mozilla de umas versões para cá tem sido um devorador de memória RAM. Ele trava, tenho sérios problemas com o javascript e ainda por cima ele é lento, muito lento para abrir.
Não, não é virus, trojan ou malware de qualquer espécie. Depois que ele engata a primeira até que vai, mas antes disso precisa dar uma série de dores de cabeça.
Mas repito, é uma experiencia pessoal atual. NO trabalho com o Windows XP não tenho problemas absolutamente nenhum com ele. Antes da versão 3 também não havia tido, e não trocaria o firefox por nada, principalmente pela grande quantidade de plugins (outros programas que adicionam funcionalides) que ele contem.
Google Chrome
Um avião com muita força e muita pouca coisa para se dizer.
Apple Safari
Pode ser muito bom nos MAC’s, mas no Windows é uma enganação. É muito, mais muito sem graça. A melhor coisa é o histórico.
Opera
A versão 10 do Opera me surpreende. Embora ela seja uma versão que tem travado constantemente no meu Windows Vista, instala-lo para essa avaliação fez com que eu voltasse a utilizá-lo.
Microsoft Live Labs Pivot
Esse era um segredo. Dá uma fuçada no Google, uma hora eu falo mais a respeito.
http://upsdell.com/BrowserNews/find.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Comparison_of_web_browsers
http://marketshare.hitslink.com/Default.aspx
http://browserspy.dk/connections.php
http://www.azarask.in/blog/post/socialhistoryjs/ <- enviar para Salles
http://webtips.dan.info/brand-x/intro.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Web_browser
Nenhum comentário:
Postar um comentário