16 janeiro, 2011

O custo do saber…

 

Qual a diferença entre um médico, um advogado, um engenheiro ou um desenvolvedor formado em marketing que atua como gestor de produto?

A principal de todas, com certeza é o tempo que a profissão existe. O tempo que as pessoas passaram a atribuir valor àquele conhecimento de determinada ordem.

Hoje fiz um teste, sugeri o preço de um script, que até agora, em duas empresas que passei fui o único que fez. Na hora que falei o preço, a surpresa: “tudo isso?”. Ninguém sabe, mas passei três meses pesquisando para chegar aquele formato inicial. Foram quatro anos trabalhando na área para entender as necessidades e mais dois meses para chegar as 208 linhas que geraram o aplicativo.

Sem contar que são anos e anos estudando tecnologia, informática, áreas correlacionadas para atender, entender e ver o que é que a pessoa realmente precisa para ter no seu computador. É tão complicado a pessoa entender que por mais que a área seja diluída, a coisa tem que funcionar.

Não importa. O “custo” não vale. O conhecimento está diluído. Diferente de um médico que cobra R$ 250 em uma consulta de uma hora e ninguém reclamará. Diferente de um engenheiro que passará a solução que ele “tem certeza” de funcionamento devido a probabilidade estatística.

Também não importa o tempo que você estudou pois a profissão não tem nome. Não tem história. Têm a prostituição do mercado, não há normas, ninguém entende realmente o que você está fazendo.

O esforço ou o tempo desperdiçados na frente do computador para ele funcionar como deveria, de maneira que você não note. Qual o custo de tudo isso? Qual o ato inflacionário?

Por que tenho que ouvir de engenheiros: estudei 4 anos da minha vida sobre esse assunto? Por que tenho que ouvir de outros profissionais que o preço do software que desenvolvi está caro?

Por que o mercado insiste em forçar preço para baixo quando eu tive um valor de custo imenso para conseguir entregar aquilo que você pediu?

Não entendo, apenas me revolto silenciosamente no meu próprio blog sem ter uma ação a tomar além de OK? Quanto você quer pagar? Nenhuma profissão antiga teria isso, nenhum cliente muda de médico que confia pois está caro....

Deveria seguir medicina...

Technorati Marcas: ,,
, preço

5 comentários:

  1. Palavras muito bem postas, Raul. Embora com tristeza tenho que concordar com sua reflexão.

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  2. Qual é o preço que se paga pelo saber??
    infelizmente não eh o msm preço que se vende....

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  3. Ainda aguardamos um posicionamento do governo sobre a regulamentação da profissão, não temos um conselho regional como a OAB ou o CRM que possa unir os interesses e cobrar que as regras sejam seguidas, é muito complexo pois criar novas regras iria impedir muitos bons profissionais de atuarem no mercado. Não digo isso advogando em causa própria mas trabalho com computadores desde a época dos Apple II (1986), estudei muito para ter meu valor reconhecido, mas ainda não terminei meu curso superior.
    Concordo com você, dou meu aval à sua indignação e acredito que ainda temos muito caminho a percorrer até chegar perto desse mercado utópico onde nossa profissão terá o respeito merecido.
    Talvez ainda não tenha acontecido por ser uma classe composta por muitos nerds, ermitões, pessoas com certa dificuldade de articulação e/ou relacionamento interpessoal ou apenas pessoas que pensam demais para se deixar liderar como classe trabalhadora, se conseguíssemos nos unir poderíamos parar o mundo e exigir respeito pois vivemos em um tempo que poucas empresas não dependem da tecnologia para sobreviver.
    Parabéns pelo artigo.

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  4. "nos unir poderíamos parar o mundo e exigir respeito"... pensa em tiro no pé! Aí seriamos chamados de "nerdões chorões". Mas a idea de cooperativa de software é boa, no sentido que os sobrinhos estando em uma cooperativa forçadamente se profissionalizam, a competitividade saudável aumenta e todos ganhamos.

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  5. A ignorância é que atravanca o progresso. Mesmo os mais metidos a serem o tal em qq.outra profisão geralmente ignoram. "ninguém entende realmente o que você:um desenvolvedor formado emmarketing" que faz, que está na ativa,raros entendem oque o marketeiro está a fazer."

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