27 outubro, 2011

Dicas corporativas importantes

 

O post hoje será sobre gerenciamento de produtos e pessoas.

A primeira coisa que recomendo com veemência para qualquer um que se envolva nessa vida (designers, coordenadores, gestores) é ler alguns livros sobre pessoas, depois outros sobre administração e em seguida o get in real da 37 signals.

Nem tudo deverá ser aproveitado, já adianto, mas muito pode ser adaptado para nossa realidade e, essas algumas coisas, deveriam ser seguidas. Aliás, envolvidos em um projeto com mais de um ser humano deveriam assinar um termo contratual juramentado sobre a ciência desses preceitos para tornar a vida de todos bem mais simples.

Enfim, vou misturar um pouco das coisas do livro e algumas que são totalmente minha opinião (já que este blog é meu e posso me expressar livremente).

Quem sabe, no futuro distante, alguém leia e entenda que a vida de outros poderia ser facilitada com decisões pessoais tão simples.

Vamos nós:

1) Regra de ouro: ouça, ouça tudo, até o que você não gosta.

Ouvir não é fácil. Ouvir sobre você é mais complicado ainda. Ouvir aquilo que você não concorda é ainda mais doloroso, mas se você for um gênio já deve ter alguns milhões guardados então, não se preocupe, siga sua intuição. Se você está no mundo os normais: ouça e lembre-se: ouvir é diferente de só escutar.

2) Regra de ouro dois: EMPATIA³.

Minha opinião. Essa palavra é um péssimo argumento. Se você não sabe fazer, ou não vai se responsabilizar por uma coisa ou pela implantação daquilo, sugira, não imponha. Pense em como você se sentiria se alguém o obrigasse a fazer algo que você não concorda. Isso é empatia. Coloque no lugar do outro que você irá ferrar...

3) Não queira aparecer para o chefe, seja profissional que você aparecerá.

Sim o atalho é tentador. Na empresa tem várias pessoas que adoram ser amiguinhos dos chefes e ter a preferência na hora do almoço, na hora de ser ouvido. As vezes funciona, outras vezes não. Preocupe-se em ser profissional acima de tudo.

4) Não espere um tapinha nas costas por um trabalho que é sua responsabilidade, espere o tapinha nas costas por um trabalho acima das expectativas.

5) Tenha bom senso.

6) Utilize-se do by pass, somente, e somente se, o gestor não souber ouvir.

7) Lembre-se: para alguém te ouvir é preciso falar, ninguém tem bola de cristal ou é adivinho.

8) Ninguém, num primeiro momento quer fazer a coisa errada: de algumas chances.

9) Trabalhe em equipe, em uma empresa, você não o único.

10) Ouça os mais velhos, eles têm o que agregar. Isso não quer dizer concordar com tudo.

11) Não concorde com tudo

12) Seria legal ter essas “coisas”? Claro. Elas são essenciais? Elas realmente importam? Não.

13) Se fosse simples explicar uma ideia ou um conceito todos seriam gênios. Transformar o implícito em explicito é uma tarefa complicada. Tente explicar algo que você não entende!

14) Meio, Não Meia-Boca

15) As pessoas costumam gastar tempo demais logo de cara tentando resolver problemas que elas ainda nem têm.

16) Cada vez que você diz sim para uma funcionalidade, você está adotando um filho. Você tem que levar seu bebê através de toda uma cadeia de eventos (exemplo: design, implementação, testes etc.). Uma vez que está funcionalidade está lá, você está preso a ela. Apenas tente removê-la e veja o quão irado ficará o cliente.

17) Crie algo que você possa gerenciar

18) Leia o capítulo: Esqueça Pedidos de Funcionalidades

19) Reuniões São Tóxicas

20) A resposta: “Depende”. Cada caso é cada caso.

21) Seja acima de tudo profissional e respeite as pessoas. Você não tem que ser agradável para tudo. Todos têm dias ruins, todos têm dias bons. Uma hora você está por cima, outra hora não. A grama do vizinho é sempre mais bonita, mas você não sabe quais são os custos ou dificuldades dele. Não cobice. Seja amigo, não seja tonto.

22) Saiba ler. Saiba escrever e aprenda a compreender e a pensar.

Isso é tudo por hoje.

 

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