30 outubro, 2011

Mídia Social: Engajamento, Estratégia e método

Tenho percorrido um longo caminho para definir teorizar informações sobre mídia social. Enquanto nativos em tecnologia ainda engatinham em teoria e método, os teóricos e aqueles que tem método ou, na sua grande maioria são de fora do Brasil, ou são muito teóricos e não conseguem aplicar na prática aquilo que dizem pois são migrantes tecnológicos.

Antes de mais nada, deixe-me falar um pouco sobre a diferença entre o migrante e o nativo. Nativo tecnológico é aquele indivíduo da geração Y. Que quer tudo para ontem, que não tem ideia que o filme ET era uma revolução tecnológica, na sua época. Daquelas pessoas que não tiveram seu gravador de fita K7 ou ainda que não participaram da vida de BBS’s ou afins.

Os nativos tecnológicos já nascem “vendo televisão”. Talvez quando você encontrar com um vá se assustar com a quantidade de informação que ele carrega, porém, não consegue aplicar ou ordenar, por um motivo simples: ninguém sabe e ninguém pode ensinar.  Esse é o conflito da geração atual.

Já os migrantes digitais, são aqueles como eu ou como alguns de nós que vivem com a tecnologia até o nariz, mas tiveram que entender como essa coisa funciona, aprender basic, dbase III e Clipper. Conheceu os disquetes de 5 1/4 e estão no mundo tecnológico até hoje. Essa geração mais próxima tem facilidade, mas ainda há uma geração entre essa, que são aqueles que estavam ensinando esta geração X. Mas que já tinham contato com a tecnologia.

Segundo meus cálculos, convivem juntas aproximadamente 3 gerações populacionais a cada período, sendo que essas podem ter margem de sinergia que acaba pleiteando algumas transições. Mas enfim, de modo que os migrantes digitais são aqueles que tiveram que aprender o que era um MP3 e converter seus LPS para wav e depois para Mp3. *rs

Os nativos, são os que já tem acesso a uma imensidão de informação na web que não precisam nem saber que é mp3 o que está trafegando em broadcast ou não.

Explicada essa parte, vamos a parte da mídia social. Ando lendo um livro, que fala de teorias de engajamento: Groundswell. Como, para meu trabalho tive que fazer um ajuste em uma imagem da escada social tecnológica, resolvi compartilha-la aqui.

 escada-tecnografica-social

Technorati Marcas: ,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares