05 maio, 2012

Layouts de e-mail marketing e websites

 

Ando as voltas novamente com discussões infindáveis do que é ou não utilizado constantemente nas comunicações corporativas de vendas, buscando exemplos, tentando mostrar para o designer que embora o uso de cinza deixe a comunicação mais limpa é impossível ler ou tentando fazer a pessoa responsável por um determinado setor entender que um R$ não precisa ser R$ e também em Arial.

Aliás, gostaria muito que as pessoas tenham em mente o seguinte em internet: NÃO EXISTE UMA REGRA. Existem melhores práticas, guias, políticas mas NADA o obriga a utilizar isso ou aquilo daquele jeito. A web é inventiva, se você tiver uma sacada legal pode investir nela, mas antes de acreditar que sua ideia é legal, pesquise, você não é o único que está envolto no dia a dia, e se você não tem 14 anos e está rico, você faz parte da GRANDE maioria dos profissionais, engula o seu ego! Smiley piscando

Tirando aparte dos gostos, sempre implícitos nas escolhas das artes, também temos sempre a esperança de aplicar testes A/B quando ainda falta muito para organizar a casa. Falta prazo, falta mão, falta informação. As pessoas não tem nem ideia do seu publico alvo e ainda querem aplicar uma determinada informação. Lembre-se, chute é chute é achismo. Se você quiser tirar uma média da maioria, prestenção no seguinte:

carrefour

E-mail marketing do Carrefour: Embora bem composto o grupo de informações do produto, as letras ficaram  muito pequenas e dificultam a leitura. Pense que você provavelmente só vai ver: a foto da geladeira e o preço em amarelo e só, realmente só se estiver interessado vai tentar ler as letras minúsculas.

De todos os exemplos que fui fuçar hoje, o do Carrefour era a de menor dimensão e em cinza. Fácil fácil para pegar a informação, mas lembre-se, são e-mails você não precisa – não mesmo – de toda informação no e-mail você tem que capturar o cliente para clicar e depois, só depois especificar tudo, ele tem que ter as informações principais. O que está escrito ali perto da seta? Smiley mostrando a língua Enfim… acho que dá para entender.. se achar outra coisa, comente, ninguém nunca comenta estes posts….

compra facil

Essa é a captura do e-mail marketing do Compra Fácil: Está show de bola o destaque. Note que a foto do produto, a marca dele, e o que é o produto estão bem destacados. As cores estão frias para contrastar com a outra parte da arte que é quente. E reparem, em determinado momento há o uso do R$ e em outro não existe. Qual é o melhor? Teste. Eu acredito que hoje 5 de maio de 2012 as pessoas que recebem um e-mail marketing falando 69,99 s/juros em um e-mail marketing em português, de uma loja no Brasil, sabe que estamos falando de Reais. Precisamos realmente usar o R$ ???

O que está estranho: ou usa ou não usa o $ ele poderia utilizar o valor 400 reais pequenino e não teria o símbolo, mas não tenho uma argumentação além de gosto para isso.

Outra coisa, as faixas azuis depois do título. Exclusivo aproveitamento de agua, 10 programas de lavagem, Painel manual, ok.. agora COMPACTA? no e-mail marketing? Cabe ou não cabe? eu acho que é exagero de informação, mas ai novamente, até onde sei não há nenhum estudo…

microoffice

Esse é o Micro Office. A captura foi para ressalvar que a solução do por R$ num quadradinho ficou bem resolvida, e o 6x em vermelho, destacou mais que o botão comprar. Ai outro problema. O botão comprar tem que ser pequeno ou grande? As pessoas costumam clicar no botão ou elas clicam na imagem já? E qual é o segmento que isso acontece? Qual a faixa de publico mesmo? São todos? NINGUÉM SABE.

Descubra seu publico, teste algumas artes e veja qual dá mais resultado, mas lembre-se que esse resultado é influenciado por sazonalidade, período do mês, horário de envio.. se você não controlar TODAS AS VARIAVEIS terá um cheiro do certo e errado, então não venha dizer que testou… comparar janeiro com julho, resultado da semana de feriado com a semana seguinte e a anterior.. acho que o comportamento humano é bem diferente.. então entenda o seguinte, embora a web permita que você trackeie as coisas, os humanos não são iguais e nem constantes…

onofre

E-mail marketing da Onofre eletrônicos: pode ser piegas, mas sinto falta do botão “compre”, embora saiba que as pessoas irão clicar sobre o produto ou sobre a caixa toda, acho que está quase bem resolvida a peça. Ficou muito ruim o branco sobre o laranja, quase impossível de ler novamente. Achei muito bom o item 1, uma bela sacada do adesivo deslocando e mostrando o desconto…  Note que embora o detalhe do produto esteja cinza e discreto a marca dele está chamativa em todas as peças. Será que marcas vendem mais que o produto em si ou será que são as fotos?

A sequencia de leitura das informações de preço, ainda ache inútil o de por, pois embora funcione ainda (será) as pessoas tem realmente a ideia de que um produto abaixa mesmo de preço para um valor menor do que a um tempo? Quando esse produto estevem 1800 e virou um 1300 no lançamento? Claro a TV é mais velha o preço vai cair.. mas enfim.. isso é discutível como conceito de marketing e não se funciona, pois a maioria das pessoas nunca pensou que o preço tachado não vale nada! Os preços sempre crescem… só diminuem se o produto for ser extinto ou se for realmente queima… mas enfim…

quebarato

Um exemplo do QueBarato! e note novamente que não há um R$… precisamos? Não precisamos? O que vocês acham? O botão como balão me agradaria se o direcionamento do balão não fosse perdido, mas novamente, não acho que faça diferença além de gosto e lógica, mas ainda assim é preferencia, funcionou? Qual é o melhor botão?

ricardo eletro

http://www.ricardoeletro.com.br/

Preço bem resolvido na peça. Marcas dos produtos também visíveis. Informações mais importantes também. Agora uma coisa que não consigo entender é: por que nessa peça eu não sinto tanto a falta do botão comprar? Será que é por que o produto é grande e o bloco ficou simétrico?

Como conclusão tenha em mente o seguinte: cores quentes chamam mais atenção. Não há uma regra para ser utilizada na web, mas tente ser favorável a regra gramatical do seu país, mas não é por isso que você terá que utilizar sitio no lugar de site, ou R$ em cada preço que apareça, você pode utilizar reais, suprimir os centavos quando eles não existirem.

Tenha em mente que os testes são validos para dar um direcionamento, mas não necessariamente uma guia. Este post me lembra a o trecho do filme piratas do caribe que eles sempre usam o termo: parlare para utilizar o código de ética dos piratas e em determinado momento, alguém diz: que o guia é um Guia, não uma lei que deva ser obedecida. Somos PIRATAS! Já somos fora da lei. Contraditório, qual é a ética do pirata, qual é a ética do e-commerce? Até que ponto você está realmente trabalhando uma inovação ou que você está burlando as regras? Pense que o limite é o fator de você não prejudicar outrem… mas enfim… vais uma discussão ética?

Technorati Tags: ,,,,,,,,,
Windows Live Tags: Layouts,Preço,Marcas,produtos,botão,produto,PIRATAS,Contraditório,ética,inovação
WordPress Tags: Layouts,Preço,Marcas,produtos,botão,produto,PIRATAS,Contraditório,ética,inovação

Um comentário:

Pesquisar neste blog

Postagens populares