12 novembro, 2012

A origem do halloween


Uma antiquíssima tradição celta.

Por força da globalização, tradições herdadas desta antiquíssima festa de origem celta estão se espalhando rapidamente em vários países do globo, dado a isso vale a pena entender sua origem. Este texto é uma tradução adaptada do informativo "a palavra do dia" do idioma espanhol.

Na antiguidade, na Bretanha, Escócia e Irlanda se festejava a festa de Samhain em 31 de outubro, último dia do ano nos antigos calendários celtas e anglo-saxões. Nessas ocasiões acendiam-se grandes fogueiras no alto das colinas para afugentar os espíritos malignos e acreditava-se que as almas dos mortos visitavam suas antigas casas acompanhadas por bruxas e outros espíritos.

Em algumas regiões da Galícia, se mantém até hoje o antigo costume celta de fazer caras em aboboras e cabaças ocas e iluminadas com velas por dentro a cada noite de 31 de outubro.

Com a chegada do cristianismo, se estabeleceu em primeiro de novembro o dia de todos os santos, e o 31 de outubro passou a se chamar, em inglês: All Saints' eve (vespera do Dia de todos os Santos) ou também all Hallows' eve  e mais recentemente Hallows' eve, de onde se derivou a palavra halloween.

Hallow é a palavra em inglês antigo que significa 'santo' ou 'sagrado' e, comono seu vocábulo moderno holy, provem do germânico khailag.

Muitas tradições do Halloween se converteram em jogos infantis que os imigrades irlandeses levaram no século XIX aos Estados Unidos e, desde então,  vem se espalhando neste último século para outros países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares