13 setembro, 2012

Memórias

 

Agora entendo porque está tão difícil produzir o texto da minha monografia, minha cabeça está uma bagunça. Estou completamente destreinado para escrever (sim, é preciso treino) e claro técnica, mas a seleção que o diga, técnica sem treino não serve para nada.

Portanto percebo claramente ao tentar fazer este post que começa, pára, recomeça para parar de novo, então releio, rescrevo, me perco... Deixo erros grotescos passarem na leitura que deixa o conteúdo sem ter sentido, embora, sentido. Do que eu estava falando mesmo?

Trocadilhos a parte, então um aviso a você leitor, eu estou confuso, é sabido. Também é sabido que continuar é por sua livre vontade de se perder tanto quanto eu, borá lá então? Let’s go.

Minha amada memória: percebi hoje como você é um tanto perdida.

Talvez seja pelo excesso de informação que aflija tanto o seu querido portador (cérebro) e das divagações excessivas que o convívio de vocês dois geram; e que por sinal, hoje, oprimem figurativamente o morador de baixo, o coração, e claro a mim também já que o conjunto de vocês me constrói.

Mas tenho que agradecê-la também minha querida memória, pois se você não fosse assim o peso seria tão grande que dobraria meus joelhos, e já basta os dias para fazê-lo. Aliás, dia a dia percebo o quanto você falha comigo para o bem e para o mal.

Mas este não é um post triste, é uma divagação: então agradeço também a você memória externa, pois o blog, o fotolog, o meu twitter, a minha timeline ou os meus tantos repositórios online de informações pessoais (inclusive àqueles que eu já esqueci) são memórias de uma vida muito além da tecnológica. E claro, os cientistas já estão trabalhando para que essas referências sejam mais próximas sem ter que ficar fuçando por ai. (Não entendeu, vamos à citação da semana).

“Cientistas desenvolvem método para criar memórias artificiais no cérebro

Pesquisadores teriam inseridos memórias de curto termo no tecido cerebral de ratos

11 de Setembro de 2012 | 16:15h

De acordo com um novo estudo publicado na prestigiosa revista acadêmica Nature Neuroscience, um grupo de cientistas desenvolveu um método que possibilitou a inserção de memórias artificiais no cérebro de ratos de laboratório.
A pesquisa, conduzida pelos acadêmicos da área das ciências da mente Ben Strowbridge e Robert A. Hyde, comentou uma técnica que pode ajudar a manipular memórias de curto termo e cuja eficácia foi testada em células cerebrais in vitro.
O texto publicado descreve como os neurocientistas conseguiram usar um pedaço de tecido cerebral para inserir memórias chamadas declarativas, que podem incluir informações como nomes, lugares ou eventos.  No caso, a mente do rato teria sido capaz de lembrar diferentes sequências de eventos.
Os acadêmicos puderam acompanhar, por meio de equipamentos de ressonância magnética, como tais memórias se espalharam e foram absorvidas. Como os circuitos neurais responsáveis por tais lembranças se localizam na área chamada hipocampo, os estímulos relacionados à memória teriam durado entre 5 e 10 segundos.
De acordo com Strowbridge, "foi a primeira vez que alguém descobriu meios de arquivar informações por segundos no cérebro através de estímulos diretos no tecido cerebral". O objetivo da pesquisa seria propiciar um melhor entendimento de como as memórias de curto termo se formam, o que poderia ajudar a combater doenças como o Mal de Alzheimer e Parkinson.” Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/cientistas-desenvolvem-metodo-para-criar-memorias-artificiais-no-cerebro

Aliás, antes que algum chatonildo venha me criticar por copiar e colar o post do Olhar Digital, vai um link do meu próprio blog: http://mundovampyr.blogspot.com.br/2011/10/o-tempo-apaga-tudo-menos.html

E claro, para variar, me perdi no post. *RS

Voltando: graças a um comentário no blog rememorei algumas passagens da minha vida e alguns livros que sinceramente estavam ocultados do meu consciente. Agradeço esses comentários (os tardios), pois fazem reaparecer determinadas coisas perdidas e graças a eles, nessas horas começo a pensar e a pesquisar um pouco sobre mim.

E é tão estranho como as coisas simplesmente desaparecem, apagam-se completamente e ficam apenas alguns registros do sentimento daquele momento. Mais curioso ainda é observar, através desses posts, as transformações que vão acontecendo comigo e percebendo que embora mude as coisas, é possível identificar um sutil padrão.

Mas o que é passado e o que fica no passado e o que carrego comigo com certa distorção em pequenos fragmentos de lembranças são muito curiosos pois clamam sempre um mesmo sentimento emaranhado, mas que definitivamente, hoje, sequer fazem sentido.

Enfim, sequer me lembrava do post das minhas telas: http://mundovampyr.blogspot.com.br/2008/08/pinturas.html?showComment=1218596280000#c5027284766751901632 e agora tenho mais uma em evolução:

clip_image002clip_image004clip_image006clip_image008

Então complementemos o post que por sinal era em agosto de 2008 (mesmo período) quando comecei a última tela. Curioso, ao menos para mim, observar esses padrões.

Enfim, a ideia do blog sempre foi registrar momentos pessoais, e tentar ver o que aconteceria depois de muito tempo e é engraçado você aprender um pouco de você relendo textos que estavam apagados completamente da minha cabeça. Mas já disse isso, e sinceramente perdi o foco de novo, agora graças a um maldito pernilongo, mas fica mais um registro curioso das minhas manias passadas, tenho um repelente em cada cômodo do apartamento para essas ocasiões que uso agora.

Bom, desisto, não vou reler este post que já está na terceira página do Word, mas vou fuçar um pouco mais nas minhas memórias e ver como é que eu era e tentar identificar um pouco o que tenho que fazer para mudar.

AH! Olha o que achei, o meu primeiro post: http://egoraul.wordpress.com/2005/08/13/e-a-vida/ ainda no antigo blog! :P por enquanto o fotolog ainda está ganhando em tempo de vida já que o post mais antigo é de 30 de dezembro de 2003 (http://www.fotolog.com.br/deus_noite/4066866/. E em 2006 eu já escrevia sobre web 2.0 e tem gente hoje que tá no formato 1.0 ainda! Meus DEUS! http://egoraul.wordpress.com/2006/08/14/web-2-0/

Cansei. Boa noite para quem chegou até aqui.

 

Technorati Marcas: ,,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares