Original: http://www.downgraf.com/inspiration/note-before-you-develop-a-website/
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Meus comentários:
1 – domínio: pense sempre na URL/URI do site. Alguns pontos:
www não é domínio.
Domínio é o que está entre os pontinhos: .nomedosite. pois o restante variará de acordo com a
necessidade do momento: .com é
comercial .br é o país.
O www é onde/o que está ali: pode ser webmail. ftp. telnet. smtp. E por ai vai...
Lembre-se que é o batismo inclusive do seu e-mail @nomedosite
depende do domínio que você escolher.
Ah! Há outras dicas de domínio que escreverei noutra
oportunidade, mas uma boa estrutura de domínio facilita que seu site seja
encontrado com mais facilidade.
2 – Host: deixe isso com o profissional de web (ao menos os de
verdade): ele se preocupará com espaço, sistemas (inclusive o operacional do
servidor), etc. ~:-P
Mas cobre-o. Você não precisa necessariamente pagar por
muito espaço se armazenar somente html puro... :-P Quando mais “automático” ou
quanto mais coisas seu site fizer sozinho, alguém terá que fazê-lo antes e o
crescimento de requisitos é maior...
3- Tecnologia: É importante por na mesa para decidir qual o
caminho seguir. Pois todas têm coisas boas e ruins. Todas têm que validar, por
exemplo, a quantidade de profissionais disponíveis no mercado para conseguir
suportar a tecnologia. Também o custo de integração entre um ambiente e outro..
eles conseguem se conversar facilmente? Outra coisa importante é importante?
Ouvir falar em html 5, será que é necessário para colocar num texto? Avalie
sempre!
4- Você sabe mesmo o que você quer?
5- Nesse, o cara do infográfico errou feio! Teria que ser o
10 ou o 11.. ou ainda mais pela frente. Nunca esquecer, uma sequencia que evita
ulceras é: rabisco, wire, mockup, layout, layout detalhadíssimo e site (alguém
discorda? Me manda mensagem...)
Cor e layout deixa com o design!!! Oriente-o que ele vai
fazer bonito, mas precisa orientar de verdade, não vale falar “faz ai igual ao
Google!” :P
6 – *MAPA DO SITE*: como amo quem se lembra dele!
Você consegue ir e voltar, sabe o que realmente há no site em surpresas do
tipo: q !@#$ é essa que não deveria existir! Consegue direcionar certinho cada
link pois sabe que o usuário navegará item a item... não faça guerra, faça o
mapa do site! ;-) e depois o rabisco e depois o wire.. ah.. já escrevi.
7 – Conteúdo: pra que colocar um site no ar se você não
tiver o conteúdo para o site eis a questão! E para que por um conteúdo se
ninguém vai entender do que você está falando... será que você lê tudo
profundamente o que está na web? Infelizmente temos que pensar que a maioria da
informação lida é superficial, depois que você aprofunda se o seu target
estiver correto.
8 – Audiência: quem é o seu público? O que eu quero atingir?
Qual é o meu objetivo. TUDO não é objetivo. SE o seu foco é seguiremos para A,
se o foco é B, seguiremos para B... Se você não sabe qual é a sua audiência é
um grande, mas um grande problema mesmo e ainda mais.. se sua audiência é muito
grande você perde o foco, então não queira detalhes para massa. Tudo é Nada. O objetivo é qual e
para quem?
9 – Publicidade: menos é mais. Você tem pouco controle.
Muita coisa piscando tira a atenção. Muita coisa chamando para a ação. Tira a
atenção. Mas não relegue publicidade ao esquecimento ela é que gerará trafego
para seu site, mas tem que ser bem feita porque existe muitaaaaaa concorrência.
10 – Popup: esqueça que ele existe por favor... *rs Brincadeira,
mas pense que: popup é invasivo, vc está pregando um susto na pessoa. Existe um
motivo para vc pular e gritar: oi to
aqui...
11 – Mais rápido mais feio. Menos consistente, menos
profissional. Você pode ir num buteco pedir caviar e ser servido... confia?
Nesse caso, a aparência importa pois seu cliente terá que ficar ali e encontrar
a informação desejada. Muito é poluído. Muito pouco é escasso. Profissional e
bonito requer dedicação. ;-)
12- Botão: “Call to
action” ou chamar para ação. Ele é o destaque. É onde haverá interação com seu
usuário. Pense nele como uma porta. Você quer que a pessoa vá até ela? A pessoa
precisa ir até ela? Enfim, ele é importante. Deixamos de usar o “clique aqui”
desde os idos de 2000 quando o Google resolveu falar em SEO (search engine
optimization), então o botão tem que ter família, estilo, sequencia,
uniformidade, dinâmica... botão grita, link cochicha. E voltamos ao qual o seu
objetivo?
13 – ignore, deixe para o design.
14 – foco. Lembre-se dos créditos. Deixe com o design. Ele
estudou para escolher a que se adequa melhor se explicar direitinho para que
você quer...
15 – *Facilidade de
navegação*: você não curte quando você está num site e as coisas são rápidas
e fáceis? Por que complicar? Dê e receberá. “Não me faça pensar”. Nós somos
pagos para pensar pelo nosso usuário. Ele tem que navegar por águas/paginas
calmas... muita opção confunde. Olha esse texto que péssima navegação. Você só
chegará até esta linha se realmente quiser ler o conteúdo...
16 – Que tal parar de olhar o vizinho e pensar: como
melhorar e fazer meu site ser único: funcional, confiável, usável, conveniente,
agradável e EU AMO navegar nele?
17 – Quanto mais coisas mais atualizações. De novo, foco. Estamos
na era da informação e ela é perene. Cuidado que o que você enviar pode ficar
desatualizado rapidamente... então, não duplique... não encha linguiça.
18 – Otimize: lembre-se de que trabalhamos com grandezas
(peso, trafego, qualidade, velocidade...) o que robôs e aranhas da teia leem
ignoram varias coisas e precisamos dela. Organizado, direcionado. Melhorado,
sempre!
19 – Cross Browser e Cross Plataforma – Você precisa lembrar
disso!
Você usa o “IE” (Internet Explorer) ou dá a dica para seu
time de web: faz só para funcionar no IE... (tem sistemas assim) mas enfim:
qual versão? Você sabia que tem IE no Xbox (vídeo game) e ele trabalha
diferente do IE da sua maquina? Ah! Usemos o chrome, ele funciona no chrome de
smartphone? Você sabia que mundialmente estamos assim:
Sim, isso é importante para a vida e saúde do seu time Web.
20 – Resolução de Tela: trabalhamos na web com pixels, não
com centímetros, sempre bom reforçar... e a pluralidade de resoluções é imensa
e de telas também (é diferente – uma tela pode ter várias resoluções). Então
temos muitas telas e muitas resoluções. Ah! Vamos fazer para todas elas!!! Responsivo
na veia! Sorry, minha opinião: não. Motivo:
foco. Lembra do objetivo? Lembra do Público? Lembra da Otimização? Quanto mais
responsivo: mais código, mais grades de posicionamento (grides), mais tempo de
desenvolvimento...
21 – Social Media: apenas lembre-se que ela existe é um
tópico a parte e é onde as pessoas acabam ficando: “social”. Mas nem tudo que
reluz é ouro. Você não precisa estar em todos lugares, mas tem que saber os
lugares que você não quer ir...
22 – Tipografia: Seu designer deve pensar nisso. A principal
forma de comunicação na web é a leitura. Uma boa fonte ajuda muito... nesta
aqui você sabe me dizer “qual é o l ou o I?” (qual é o éle ou o ih)?
23 – Registrar-se é chato. Entediante. São MEUS DADOS. Minha
privacidade. Recebo toneladas de e-mails diariamente. Qual o motivo que me
levaria a perder meu precioso tempo registrando-me no seu site? E outra coisa,
por que? Por quê? Complicar uma coisa que já é chato ou estendê-la? Masoquismo
ou sadismo?
24 – Depois de todo esse trabalhão você quer saber o que
aconteceu né? Medidas? Peso? Kpi. Mas comece pelo básico. Na web você pode
MEDIR TUDO. Mas de novo, foco.. para que medir tudo se você não vai otimizar
nada por que está afogado na quantidade absurda de conteúdo, imagem, etc..
foco. Meça o que pretende mudar/melhorar.
25 – Não sei se todos já ouviram falar de um cara chamado
Maslow... ele foi conhecido pela proposta da hierarquia de necessidades. Googla
ai. Mas basicamente os mais básicos são: Fisiologia e depois Segurança! Você
tem muito a perder na web.. então o seu website *precisa ser seguro*, *ter
aparência de seguro* e indicar de que forma e por que você é seguro.. a
pessoa que navega nele não pode adivinhar...
26 – As pessoas já acostumaram que algumas informações estão
no rodapé. Então não adianta só jogar tudo lá como a sua gaveta de “outros”.
Organize-o.
E chega que este ficou realmente grande...
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