13 setembro, 2013

26 coisas para pensar antes de desenvolver ou fazer ou penser em ter um website...


Original: http://www.downgraf.com/inspiration/note-before-you-develop-a-website/
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Meus comentários:


1 – domínio: pense sempre na URL/URI do site.  Alguns pontos:
www não é domínio.
Domínio é o que está entre os pontinhos: .nomedosite.  pois o restante variará de acordo com a necessidade do momento: .com é comercial .br é o país.
O www é onde/o que está ali: pode ser webmail. ftp. telnet. smtp. E por ai vai...  
Lembre-se que é o batismo inclusive do seu e-mail @nomedosite depende do domínio que você escolher.
Ah! Há outras dicas de domínio que escreverei noutra oportunidade, mas uma boa estrutura de domínio facilita que seu site seja encontrado com mais facilidade.

2 – Host: deixe isso com o profissional de web (ao menos os de verdade): ele se preocupará com espaço, sistemas (inclusive o operacional do servidor), etc. ~:-P
Mas cobre-o. Você não precisa necessariamente pagar por muito espaço se armazenar somente html puro... :-P Quando mais “automático” ou quanto mais coisas seu site fizer sozinho, alguém terá que fazê-lo antes e o crescimento de requisitos é maior...

3- Tecnologia: É importante por na mesa para decidir qual o caminho seguir. Pois todas têm coisas boas e ruins. Todas têm que validar, por exemplo, a quantidade de profissionais disponíveis no mercado para conseguir suportar a tecnologia. Também o custo de integração entre um ambiente e outro.. eles conseguem se conversar facilmente? Outra coisa importante é importante? Ouvir falar em html 5, será que é necessário para colocar num texto? Avalie sempre!

4- Você sabe mesmo o que você quer?

5- Nesse, o cara do infográfico errou feio! Teria que ser o 10 ou o 11.. ou ainda mais pela frente. Nunca esquecer, uma sequencia que evita ulceras é: rabisco, wire, mockup, layout, layout detalhadíssimo e site (alguém discorda? Me manda mensagem...)
Cor e layout deixa com o design!!! Oriente-o que ele vai fazer bonito, mas precisa orientar de verdade, não vale falar “faz ai igual ao Google!” :P

6 – *MAPA DO SITE*: como amo quem se lembra dele! Você consegue ir e voltar, sabe o que realmente há no site em surpresas do tipo: q !@#$ é essa que não deveria existir! Consegue direcionar certinho cada link pois sabe que o usuário navegará item a item... não faça guerra, faça o mapa do site! ;-) e depois o rabisco e depois o wire.. ah.. já escrevi.

7 – Conteúdo: pra que colocar um site no ar se você não tiver o conteúdo para o site eis a questão! E para que por um conteúdo se ninguém vai entender do que você está falando... será que você lê tudo profundamente o que está na web? Infelizmente temos que pensar que a maioria da informação lida é superficial, depois que você aprofunda se o seu target estiver correto.

8 – Audiência: quem é o seu público? O que eu quero atingir? Qual é o meu objetivo. TUDO não é objetivo. SE o seu foco é seguiremos para A, se o foco é B, seguiremos para B... Se você não sabe qual é a sua audiência é um grande, mas um grande problema mesmo e ainda mais.. se sua audiência é muito grande você perde o foco, então não queira detalhes  para massa. Tudo é Nada. O objetivo é qual e para quem?

9 – Publicidade: menos é mais. Você tem pouco controle. Muita coisa piscando tira a atenção. Muita coisa chamando para a ação. Tira a atenção. Mas não relegue publicidade ao esquecimento ela é que gerará trafego para seu site, mas tem que ser bem feita porque existe muitaaaaaa concorrência.

10 – Popup: esqueça que ele existe por favor... *rs Brincadeira, mas pense que: popup é invasivo, vc está pregando um susto na pessoa. Existe um motivo para vc pular e gritar: oi  to aqui...

11 – Mais rápido mais feio. Menos consistente, menos profissional. Você pode ir num buteco pedir caviar e ser servido... confia? Nesse caso, a aparência importa pois seu cliente terá que ficar ali e encontrar a informação desejada. Muito é poluído. Muito pouco é escasso. Profissional e bonito requer dedicação. ;-)

12- Botão:  “Call to action” ou chamar para ação. Ele é o destaque. É onde haverá interação com seu usuário. Pense nele como uma porta. Você quer que a pessoa vá até ela? A pessoa precisa ir até ela? Enfim, ele é importante. Deixamos de usar o “clique aqui” desde os idos de 2000 quando o Google resolveu falar em SEO (search engine optimization), então o botão tem que ter família, estilo, sequencia, uniformidade, dinâmica... botão grita, link cochicha. E voltamos ao qual o seu objetivo?

13 – ignore, deixe para o design.

14 – foco. Lembre-se dos créditos. Deixe com o design. Ele estudou para escolher a que se adequa melhor se explicar direitinho para que você quer...

15 – *Facilidade de navegação*: você não curte quando você está num site e as coisas são rápidas e fáceis? Por que complicar? Dê e receberá. “Não me faça pensar”. Nós somos pagos para pensar pelo nosso usuário. Ele tem que navegar por águas/paginas calmas... muita opção confunde. Olha esse texto que péssima navegação. Você só chegará até esta linha se realmente quiser ler o conteúdo...

16 – Que tal parar de olhar o vizinho e pensar: como melhorar e fazer meu site ser único: funcional, confiável, usável, conveniente, agradável e EU AMO navegar nele?

17 – Quanto mais coisas mais atualizações. De novo, foco. Estamos na era da informação e ela é perene. Cuidado que o que você enviar pode ficar desatualizado rapidamente... então, não duplique... não encha linguiça.

18 – Otimize: lembre-se de que trabalhamos com grandezas (peso, trafego, qualidade, velocidade...) o que robôs e aranhas da teia leem ignoram varias coisas e precisamos dela. Organizado, direcionado. Melhorado, sempre!

19 – Cross Browser e Cross Plataforma – Você precisa lembrar disso!
Você usa o “IE” (Internet Explorer) ou dá a dica para seu time de web: faz só para funcionar no IE... (tem sistemas assim) mas enfim: qual versão? Você sabia que tem IE no Xbox (vídeo game) e ele trabalha diferente do IE da sua maquina? Ah! Usemos o chrome, ele funciona no chrome de smartphone? Você sabia que mundialmente estamos assim:



Sim, isso é importante para a vida e saúde do seu time Web.

20 – Resolução de Tela: trabalhamos na web com pixels, não com centímetros, sempre bom reforçar... e a pluralidade de resoluções é imensa e de telas também (é diferente – uma tela pode ter várias resoluções). Então temos muitas telas e muitas resoluções. Ah! Vamos fazer para todas elas!!! Responsivo na veia! Sorry, minha opinião: não.  Motivo: foco. Lembra do objetivo? Lembra do Público? Lembra da Otimização? Quanto mais responsivo: mais código, mais grades de posicionamento (grides), mais tempo de desenvolvimento...

21 – Social Media: apenas lembre-se que ela existe é um tópico a parte e é onde as pessoas acabam ficando: “social”. Mas nem tudo que reluz é ouro. Você não precisa estar em todos lugares, mas tem que saber os lugares que você não quer ir...

22 – Tipografia: Seu designer deve pensar nisso. A principal forma de comunicação na web é a leitura. Uma boa fonte ajuda muito... nesta aqui você sabe me dizer “qual é o l ou o I?” (qual é o éle ou o ih)?

23 – Registrar-se é chato. Entediante. São MEUS DADOS. Minha privacidade. Recebo toneladas de e-mails diariamente. Qual o motivo que me levaria a perder meu precioso tempo registrando-me no seu site? E outra coisa, por que? Por quê? Complicar uma coisa que já é chato ou estendê-la? Masoquismo ou sadismo?

24 – Depois de todo esse trabalhão você quer saber o que aconteceu né? Medidas? Peso? Kpi. Mas comece pelo básico. Na web você pode MEDIR TUDO. Mas de novo, foco.. para que medir tudo se você não vai otimizar nada por que está afogado na quantidade absurda de conteúdo, imagem, etc.. foco. Meça o que pretende mudar/melhorar.

25 – Não sei se todos já ouviram falar de um cara chamado Maslow... ele foi conhecido pela proposta da hierarquia de necessidades. Googla ai. Mas basicamente os mais básicos são: Fisiologia e depois Segurança! Você tem muito a perder na web.. então o seu website *precisa ser seguro*, *ter aparência de seguro* e indicar de que forma e por que você é seguro.. a pessoa que navega nele não pode adivinhar...

26 – As pessoas já acostumaram que algumas informações estão no rodapé. Então não adianta só jogar tudo lá como a sua gaveta de “outros”. Organize-o.


E chega que este ficou realmente grande...

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