23 setembro, 2014

5 ou mais motivos que minha campanha de email marketing não converte. E-mail marketing funciona?

Entra ano e sai ano me perguntam: qual o motivo que minha campanha de email marketing não dá certo? A resposta é: não sei, preciso analisar caso a caso. 
Parece resposta de consultor mas não é. 
Tanto não, que darei as pistas neste post para uma auto análise, e se  - veja bem SE - um dos pontos for identificado mude. Não adianta identificar e não melhorar. Também não adianta fazer meia boca, faça metade, corrija essa metade e parta para outra. Meio job é diferente de job meia boca. 
Tenha em mente que tudo é trabalhoso, tudo é conflitante. 
Estamos em uma época onde a quantidade de opções e informações é tão grande, que se alguém te dá a receita pronta, por um preço módico, desconfie. Provavelmente esse alguém só quer lucrar a suas custas. :-P
Enfim, vamos aos pontos:

Base de emails

1) Verifique sua base de emails SEMPRE. Qual foi a ultima vez que você prestou atenção nisso? Quantas vezes você se dispos a olhar de perto os domínios que você atinge, quantas vezes você observou a fundo as mensagens de retorno. Enfim...

2) Comprei minha base de emails, tá tudo certo. Errado. Se você comprou uma base ela não é focada. Ah! Mas eu segmentei com a empresa que me forneceu! Você comprou 2 toneladas de areia para encher um vaso de formiga. Foco. Sua base será construida com o tempo. Volte ao item 1.

Arte

3) Minha arte não converte! - essa é dolorosa, teste. Use as ferramentas a sua mao. Você tem como: testar foco de atenção, fugir da opinião do chefe ou ouvir o pessoal do comercial que tá na ponta com o cliente. Teste. Você ta colocando um problema sobre o outro, se seu email nao ta bom e se sua base é zoada. Segmente. Teste. Contrate um designer e não o seu sobrinho! 

Código

4) Chamei o Francinildo. Ele é um pouta peogramador. Ok? Ele é frontend ou backend? Ele sabe os formatos? Ele sabe as regras de código? Ou é daquele que pede uma imagem para linkar? Só pra você saber, se o seu grande publico é gmail, o html será lido de um jeito. Se é outlook de outro. Veja o item 1 e o 3. Depois arrume alguem que "programe" seus emails.

Texto

5) Você está se comunicando ou está apenas seguindo o script dos um milhão de cartilhas que existem na web de "como obter sucesso na conversão de email marketing?" 

Você está sempre com pressa para disparar a campanha e nem reparou que o texto atende a você e não a seu cliente!

Você ja sabe qual será o assunto do email ou vai seguir as receitas da web? Personalização, sabe, isso ajuda muito. Mas você, antes de personalizar precisa saber para quem está personalizando.

Então... Acho que temos 4 pontos bons para você começar a investigação. Tenha em mente ainda. Cultura do seu país, estado e cidade. Tem muita gente que gosta de ler por ai #sqn. Tem muita gente que ama email de paixão #sqn. Você envia email para quem não quer receber. Você desconhece seu público. Você desconhece o público da sua base! As estatisticas que seu gestor está usando serve mais para proteger a ele do que seu negócio! Percentual é muito bom para uma visão macro. Mas 1% é bem difente de 100 e de 1 milhão.

Pense nisso. Depois, se quiser. To disponível no mercado e você ta ai sofrendo. ;-)

 

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