21 setembro, 2014

Auto Ajude-se: seja você, distâncias e siga mexendo...

O segredo não é ser isso ou aquilo.
Seja você.
Respeite a opinião dos outros e analise o motivo dessa opinião.
Lembre-se: somos todos um amontoado de idéias, desejos, crenças e histórias (inclusive saudades e boas recordações).
Tente decidir se quer caminhar junto ou separado.
Tudo tem um lado bom e um ruim.
Isso é ser humano e viver.
Juntos é mais fácil em alguns momentos; dividir o peso do mundo, ter alguém para conversar e compartilhar, etc. Mas será preciso sincronizar as passadas, entender o cansaço do outro, dividir o suor, puxar e as vezes segurar, mas o mesmo valerá para você que será puxado, empurrado, abraçado e compartilhará o suor da mão que segura.
Separado é mais rápido, você encontrará semelhantes. Saltarão até mesmo próximos uns dos outros. Mas se cair, estará sozinho. Talvez algum outro que venha no caminho o auxilie, talvez, é mais solitário, quase mais silencioso se você ignorar aqueles que avançam e o ultrapassam.
Estou tentando encontrar outras vantagens do separado: alguns talvez digam - você será capaz de fazer aquilo que deseja. Será invejado da sua capacidade de saltar mais rápido e as vezes mais longe.
Nenhum dos dois motivos chegam a me parecer muito bons a longo prazo.

Relendo esse texto me ocorreu: vemos melhor, na maioria das vezes, o que está distante. Temos uma visão holística, afastada. Indolor. Nesse ponto acabamos por perceber melhor as vantagens.

Mas para saber, temos que ir. Adentrar no lugar que vimos. Perceber as dificuldades, mudar a sintonia. In loco, é quando vemos o mais difícil.

Veja um chão de brasas a noite. De longe: quase um chão de estrelas. Vá até ele, só a proximidade já esquenta. Qual foi i motivo da sua criação ou a destruição que ele causa?

Mas retomando: seja você, buscando aprender, compreender no sentido mais puro da palavra.

Não serão rótulos, nomes, outrem que dirá a você qual é o melhor caminho a seguir: outro vê de longe o caminho alaranjado que brilha no escuro. Você, só você sabe a dor que ele causará. Esse caminho é o único?

Calce ou construa a ferramenta necessária para percorrê-lo. Você é um ser pensante. Pode demorar um pouco até conseguir o que precisa, mas ficar parado esperando, o fará perder sua vida estagnado.

Água parada fede. Evapora e deixa de existir aos poucos. A não ser que algo, a movimente.

Perceba, que novamente não estou dizendo que é rápido ou fácil. Estou dizendo, que ao menos caminhar e mexer-se de um lado para outro, talvez você consiga erodir o chão debaixo dos seus pés. "Jenios" dirão: será mínima a erosão, superficial. Ano após ano. Geração após geração. Tornar-se-a um Canion.

Não me serve! Quero para ontem! Então mexa-se. Salte mesmo inseguro. Você vai morrer de um jeito ou de outro. Faça alguma coisa!

Para quem é esse texto? Para quem servir. O texto chega no momento propricio onde você está apto a entende-lo.

Você segue isso? Sinceramente não sei. É mais difícil ver sob as plantas dos próprios pés sem cair se você está sozinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog

Postagens populares