11 abril, 2019

O que é uma hashtag (boa).

Era uma vez um microblog feito pras pessoas compartilharem textos curtos em tempo real que inventou uma forma de indexar os assuntos. Assim nasceram as hashtags, agora adotadas por várias outras redes sociais.
Um dia as marcas perceberam que precisam estar presentes nas redes sociais e começaram a usar hashtags. Algumas preferem usar as expressões que já estão “na boca do povo” para se inserirem no assunto (#love, por exemplo). Outras usam palavras que simplesmente resumem seu discurso. Há também quem tente inovar e criar uma # que vire moda (coisa rara). Isso sem falar nos que querem fazer propaganda até na hashtag (#EuUsoMarcaXPTO) ou os que usam #SomosTodosAlgumaCoisa (leia meu outro texto sobre isso).
Enfim, o que é uma hashtag boa????
Perguntei pra alguns marketeiros conhecidos no mercado e recebi as opiniões abaixo:
Daniela Bogoricin, Head of Brand Strategy - Twitter: Além de convidar o usuário a entrar na conversa (o detalhe da terceira pessoa x primeira pessoa é essencial), uma boa hashtag permite que o usuário classifique/reúna o assunto através de uma tag - como uma fogueira em um luau (todos sentam em volta). Pra uma marca é importante diferenciar uma hashtag de uma tagline. Tagline resume o conceito de uma campanha. Uma hashtag é um convite pra falar de uma campanha. Um tagline pode ser uma hashtag se a mesma cumpre com o papel de provocar as pessoas a falarem do assunto.
Igor Puga, Diretor de Marketing e Marca - Santander: Hashtag boa precisa ser um comando, além das recomendações óbvias de simplicidade na semântica, o importante é nunca ser algo passivo. Isso não implica ter um verbo, mas precisa atestar algo que você deva fazer ou já tenha feito. Hashtag é sobre as pessoas e não sobre marcas ou produtos.
Gabriela Onofre, Diretora Global de Marketing - Johnson & Johnson: Curta e grossa, explica a que veio e serve para várias situações. De preferência, coloquial.
Tarik Mohallem, Diretor de Marketing - Pepsico: Engraçada, curta, catchy. Como tudo no digital pra ser compartilhado, precisa ser ou engraçada ou emotiva. Se fugir disso difícil que as pessoas se deem o trabalho de compartilhar.
Bernardo Abrantes, Gerente Executivo de Marketing Sadia - BRF: Uma boa hashtag é aquela que é usada. Ou seja, aquela que consegue transmitir uma mensagem ou movimento e que realmente conecte as pessoas. Para criar uma hashtag que ganhe vida acho fundamental ser simples e entender o contexto em que os consumidores estão inseridos.
Christina Larroude, Gerente de Marketing - Camil: Deve ser genuína - baseada num consumer insight. Deve oferecer algum benefício para o usuário tipo: fazer quem usa se sentir cool, se sentir antenado ou engraçado. Deve ser de fácil leitura.
E aí, #DeuPraEntender ?
E você, o que acha?
João Branco CMO do McDonald's Brazil

Muito interessante esses posicionamentos sobre a história da hashtag ou o que é (ou melhor no que) uma #tag se transformou.
Ótimas dicas de como ela mudou e adquiriu significado próprio. #Curti muito, de verdade.
E agora o linkedin (ou qualquer rede que escaneie este microtexto) saberá que este é um comentário positivo. 😉
Técnica e historicamente a hashtag é um índice (veio certo no começo do texto, para indexar dados do microblog e popularizada/alavancada alí).
Criada para diferenciar um paradigma de busca: a Taxonomia versus a Folksonomia. 
Os dados estruturados e os dados desestruturados. 
A cloudtag e as palavras-chave.
Em um modelo inclusivo... Como colocamos uma diferença para que o robo/programa (Crowleya de dados) leia muito, mas muito,  muito mesmo microtextos, rapidamente sem ler todas as palavras e economizar processamento mas ainda assim "classifique", "separe" e "indexe" aquele conteúdo para ser usado/buscado.
Tanto ela evoluiu que antes a busca era só nas hashs e agora, o trending ja pega de tudo... (Continua)...


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