24 outubro, 2015

Histórias do Projeto Ouvir e Contar



Hoje resolvi publicar todas as histórias do projeto Ouvir e Contar que já transformei. 
Coloquei no outro blog - não quero mudar a cor deste e sei que é ruim de ler aqui. 
Lá tá no branco, tem vários formatos, aproveite. 


Quer saber um pouco mais do que é o Ouvir e Contar? 

O Projeto Ouvir e Contar Histórias é um projeto em parceria (normalmente) entre o Instituto Historia Viva e o Instituto Velho Amigo, onde nós voluntários, vamos ao Lar dos Idosos e ouvimos suas histórias.

Conversamos e damos o nosso tempo e atenção integral para OUVIR cada um daqueles que conversamos. Ouvimos mesmo, não ficamos só de corpo. Participamos, registramos na cabeça e eles que falam, nós, ouvimos e tomamos algumas notas. 

Deveria ser em duplas, mas são tantas histórias e tantos idosos que muitas vezes nos separamos para tentar dar atenção para todos. Entende porque divulgo tanto? Sua participação nos grupos ajudaria nisso! :P Enfim. 

Em seguida, transformamos a história em algo lúdico e em formato mais infantil, tentamos seguir a Jornada do Herói. 

Se você é voluntário e está pensando em se voluntariar, atenção é ao lar que você irá, tem crianças de todas as idades, o público é exigente. Fica esperto! :-P Não dá para contar história de princesa ou aviãozinho falante para um guri de 11 anos que tá correndo por ali com o celular na mão ou para uma cotoquinha fofuxa que dá vontade de morder sobre Lobisomens que voltam a meia noite para pegar o pézinho na cama! :P então dá uma lida nas dicas e se prepara! :-D 

Em seguida vamos a casas de crianças em momento de vulnerabilidade para CONTAR essa história, literalmente cantamos, brincamos, apresentamos de modo que elas interajam e façam uma devolutiva, com um desenho, uma dobradura, uma lembrança que será repassada como recebimento da mensagem, afinal, somos contadores de histórias. 

Voltamos então ao lar e apresentamos a história para os idosos, entregando o presente das crianças.

Nesse momento, sempre surge outras histórias, sorrisos e, então, começamos tudo de novo. 
Gostou? Curti ai e visita os links abaixo: 

Veja também: 

Um comentário:

Pesquisar neste blog

Postagens populares