O peso da evolução é que ela (a evolução) não é necessariamente benéfica ou útil, além disso acarreta SEMPRE em algumas mudanças de hábito e quebras de paradigmas de tempos em tempos.
O que não quer dizer que toda evolução é ruim, há coisas que você aprende e melhora e coisas que você entende e descarta. Para todas as pessoas esse tempo de discernimento é diferente, mas é preciso, então fique esperto.
Na web não é diferente, aliás principalmente na web que tudo é rápido, evolutivo, novo e que tem muita gente fazendo muitas coisas e muitas coisas diferentes: com preços e valores diferentes, com pesos e medidas diferentes, com conceitos e entendimentos e necessidades diferentes – só essas variáveis já deixam qualquer um louco e, quando seu salário e o prazo da entrega está apertado, melhor não pensar, certo? Errado!
Prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém! – Diga lá àlegria do Sr. Jorge Ben.
Costumo pegar no pé de sites que gosto e que eu uso, e tentar explicar coisas que cobro, na maioria das vezes para mostrar ou ensinar, aliás, são alguns anos estudando para chegar a essas “ideias” e o escolhido do estudo de como melhoraria do hotsite da promoção hoje é o Sonda.
Vamos esclarecer uma coisa inicialmente: o site está feito, não sei do prazo que eles tinham, não sei da qualidade ou da experiência da equipe técnica, não sei se o gerente, dono, chefe, superior imediato, designer, etc. é um fdp de marca maior arrogante que acha que sabe tudo ou não… só sei o que EU e o time que estivesse comigo não faríamos, então, vamos lá!
Hoje as pessoas acessam sua página através da web e de dispositivos mobile além de estarem sempre apressadas. Vamos ver como está feita a mecânica da promoção?
Tudo começa com você efetuando sua compra. Em seguida você é orientado a utilizar o cupom gerado no caixa, para cadastrar no site e concorrer a prêmios, tudo ai, tranquilo, não li o flyer todo, mas ok.. meu papo é web, então vamos lá…
Você digita: www.sonda.com.br e acessa o site:
OK, tudo lindo até aqui, fácil de achar onde clicar para inserir o cupom, bem visível, embora eu tenha achado feia a montagem do 2 TVS de 70’’ GIGANTES que parece que foi feito com o Paint, mas enfim…
Então eu clico sobre o call to action (botão") “Clique e cadastre seu Cupom”.
Pronto, já começou a sobrar cliques, o botão não era para cadastrar o cupom? Por que eu fui parar no hotsite com outros dois botões?
Uma das coisas que você precisa pensar na hora de desenvolver seu site é a consistência da informação, clique e cadastre seu cupom não é “ir para o hotsite da promoção”. Ah, mas você está sendo crítico Raul, sim, estou. Mas como não quero procurar “pelo em ovo”, farei vista grossa e vou “Cadastrar meu cupom”.
Vamos lá: qual a porcentagem de novos cadastros versus cadastrar outros cupons teremos em uma promoção? A mim, parece bastante óbvio que se é uma promoção de grande escala, o número de pessoas cadastradas será maior de pessoas que voltaram para cadastrar outros cupons.
O foco está no Recadastro. Erro 1.
Pensando ainda no objetivo da campanha: coletar informações dos clientes – vamos facilitar o novo cadastro ou em quem volta? OK. Suposições, mas ai, já sou cliente do site, mas comprei no caixa. Digito meu usuário e senha do site, e: não funciona.
Como deu erro, leio a informação do hotsite – não, não me cadastrei na promoção, me cadastrei no site, mas ainda assim, para as pessoas comuns não seria tudo um ÚNICO cadastro no Sonda? Tá, vamos ser coniventes com os problemas de TI e priorização de trabalho de marketing versus os prazos apertados para fazer a promoção… entendi.
Vamos lá, vou me cadastrar: Não tenho cadastro, clique aqui! o LINK só na palavra aqui!. Vamos minimizar os cliques para priorizar o “SEO”, ham? Sim, se esse foi o argumento, deveria soar um bipe.. nem um nem outro! Mas tá, ignoramos e vamos ao FORMULÁRIO de cadastro que é o objetivo deste post e que chega a dar calafrios neste que vos escreve.
Fiz alguns blocos em vermelho e verde para demonstrar o que está ruim e o que está bom:
Primeiro acerto: Usar a opção de seleção única um sobre o outro. Eu acho que na verdade o programador apenas fez sem pensar usando o framework, mas se fez, acerto, é essencial que esse tipo de controle no formulário seja um sobre o outro, no sentido da leitura. Ponto! E o único…
Vamos ao que poderia ser melhorado, para melhorar inclusive, a imagem da equipe do Sonda que sinceramente poderia ser um case de sucesso se recebesse um bom investimento pois é um ótimo serviço.
Primeiro ponto: com a popularização dos módulos de consulta de CEP obrigar o cliente a preencher todo o endereço está alguns anos defasado! Poderia inverter a ordem e a exibição dos campos: UF/Estado – Lista das Cidades do Estado automática? OK, CEP, busca CEP e preenche o endereço. Complemento final e único campo a digitar. Poderia inclusive ir mostrando apenas os campos necessários durante a digitação ao invés de colocar todos os campos de primeira. Mas para que né? Lá nos anos 90 era feito assim no MS FrontEnd. :-O
Agora o bloco telefone: me explica, pq o que não é obrigatório vem antes do que é obrigatório? Lógica – não há né?
Ai desanda. Sou obrigado a conhecer o bairro da Loja que comprei! Poxa vida, você não vai me obrigar a digitar o CUPOM? pq não relaciona onde esse cupom está com essa informação. Por que eu, cliente, inocente tenho que “pagar” essa informação.
Ah! mas você é preguiçoso! Sim! Eu sou! Não quero perder tempo! Quero agilidade no preenchimento, quero que vocês trabalhem o interesse é mais de vocês do que meu, qual o motivo de vocês terem criado a campanha?
Além disso, eu fui olhar no cupom fiscal para saber qual era a loja e não há informação, então tive que ler, opção por opção, para descobrir uma informação que é TOTALMENTE de responsabilidade de quem trabalha ai!
UFA! e fecha com chave de ouro, o select do aceito receber novidades e promoções via “email” e SMS já vem clicado! Só isso já é péssimo! Ai não me dão opção! Não quero receber SMS mas quero receber E-mail! (aliás, a grafia correta é essa, com hífen) mas isso pode ser a vontade, muita gente já escreve junto e a linguagem é viva! Mas vocês não querem mesmo que eu dê optin para AMBOS!
OK… respirei.
Depois preenchi o formulário, cadastrei o cupom e deu erro! Umas três vezes, estava desistindo e fui checar o meu cupom e ele já estava cadastrado! OK. Nem vou comentar, pode ser um problema comigo…
Mas tá lá. Me cadastrei. O cupom tá valido e o post tá concluído.
Então a promoção é legal, o objetivo é útil, mas por favor desenvolvedores e gestores. Pensem que facilitar para seu cliente é muito melhor que complicar. Não basta por um site no ar, você deve pensar o seu site, deve observar o que pode facilitar, o que pode excluir! O que pode contribuir usando as tecnologias que você já tem a disposição.
Espero que alguém leia. Se ler, deixe seu comentário ou um OI. É muito deprê saber que você acessa o blog, lê um texto imenso e nem fala, oi, estive aqui. Quero saber quem são meus leitores!
até a próxima.
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