28 fevereiro, 2009

Ferramentas de Gestão de projeto

As Ferramentas de projeto são métodos sistemáticos para o desenvolvimento de novos produtos. São apresentadas algumas ferramentas de modo resumido, mostrando seus objetivos, e a maneira de aplica-la.

Importante observar que estas são apenas algumas de várias outras existentes para o desenvolvimento de produto, não se configurando como sendo as melhores. Todas elas são Ferramentas difundidas entre designers e empresas, atestando sua qualidade de aplicação.

1) análise swot
2) brainstorming
3) briefing
4) cronograma
5) especificação do projeto
6) análise da concorrência
7) protótipo

Gráfico de Desenvolvimento de Produto

Projetos graficos

O que é Análise SWOT

O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras:
•  S trengths – forças
•  W eaknesses – fraquezas
•  O pportunities – oportunidades
•  T hreats – ameaças

A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão, muito utilizada como parte do planejamento estratégico de uma empresa. É uma forma simples e sistemática de verificar a posição estratégica do empreendimento.

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.

O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.

O que é Brainstorming

O termo Brainstorming significa “tempestade de idéias”. Este é o objetivo principal desta ferramenta: a geração de uma grande quantidade de idéias. Quanto mais idéias, melhores os resultados.

Para que isso ocorra, o ideal é que o Brainstorming reuna uma grande e diversa equipe. Nesse ambiente, as idéias lançadas por uma pessoa acabam por inspirar outras pessoas e, assim, as idéias vão fluindo, a velocidades cada vez maiores.

Briefing

O desenvolvimento de um novo produto deve partir de uma intenção, que deve estar delimitado por uma grande variedade de quesitos que procuram orientar o foco do desenvolvimento. Procura-se especificar qual o produto a ser desenvolvido, qual o seu conceito e para quem se destina.

O briefing inicial é um conjunto de idéias, como uma pauta de intenções que possibilitará a equipe de trabalho compreender e mensurar o projeto. Fundamental para elaboração de orçamento com o designer e para uma análise prévia de viabilidade.
O sucesso do produto é diretamente relacionado a um briefing bem construído, de maneira clara e objetiva.

Não existem regras fixas para escrever um briefing mas, de um modo geral, deve conter os seguintes pontos:
Apresentação da empresa: Este ítem deve constar apenas do briefing preliminar e apresenta a empresa para o possível parceiro.

Antecedentes: Quem teve a vontade original, quem participou em seguida, historie em poucas frases. Como este projeto se insere na política comercial da empresa?

Oportunidade identificada: Qual a oportunidade que se quer aproveitar. O que está "faltando" no mercado e o que se quer oferecer. Como o produto deverá ser, qual seu argumento de venda e a que preço será vendido?

O que é um Cronograma

Diversas definições procuram explicar o que é um projeto. Uma das maneiras mais simples, é entender o projeto como aquilo que não é rotina. Ou seja, muitas das atividades conduzidas no dia-a-dia das empresas são procedimentos ou rotinas repetitivas. As demais atividades – atividades extraordinárias – podem ser consideradas projetos.

De acordo com a norma ISSO 10.006, que trata das Diretrizes para a Qualidade no Gerenciamento de Projetos:

“Projeto é um processo único, consistente com um conjunto coordenado e controlado de atividades com data de início e término, conduzidas para atingir um objetivo com requisitos especificados, incluindo restrições de tempo, custo e recursos.”

O gerenciamento dos diversos processos e fases de um projeto será feito através do Cronograma. Nele, são expressos fatores como a articulação entre as pessoas, a demanda de investimentos, os prazos, as etapas de avaliação, entre outros.

O que é Especificação do Projeto

A especificação do projeto é o padrão referencial das suas principais características, que permite a comparação de todas as alternativas geradas durante o desenvolvimento do novo produto. Assim, os conceitos, as configurações e os protótipos podem ser avaliados em relação a esse padrão, para se selecionar as melhores alternativas.

As características que compõem a especificação do projeto são as características desejáveis do produto, ou seja, atributos que o diferenciam dos seus concorrentes no mercado. Enquanto as exigências têm características básicas, que fazem funcionar o produto, os desejos podem ser considerados como características secundárias, que adicionam valor ao mesmo. Por isso, é muito importante ter o conceito do novo produto muito bem definido, antes de começar o seu desenvolvimento.

O que é Análise da Concorrência

A Análise da Concorrência serve para comparar os produtos em desenvolvimento com produtos já existentes no mercado, baseando-se em determinadas variáveis, chamadas de parâmetros comparativos.

O parâmetro é algo que pode ser medido e, geralmente, refere-se a medidas dimensionadas (metros, quilogramas, etc.). Contudo, na maioria das vezes, a análise paramétrica de um problema ou produto abrange aspectos quantitativos, qualitativos e de classificação.

Os parâmetros quantitativos podem ser expressos numericamente. Por exemplo: Qual é o tamanho, peso, potência, velocidade, preço de um produto? Qual a medida quantificável de sua eficiência? Qual a sua durabilidade?

Os parâmetros qualitativos servem para comparar ou ordenar os produtos, mas não apresentam uma medida absoluta. Por exemplo: Qual a tesoura mais confortável? Qual corta melhor? Qual é a calculadora mais fácil de usar? Qual a cadeira que provoca menos dores lombares?

Os parâmetros de classificação indicam certas características do produto ou referem-se à presença ou ausência destas. Por exemplo: O descascador de batata tem a lâmina fixa ou móvel? O cortador de grama é movido a eletricidade ou gasolina? O aparelho de TV tem controle remoto? O carro tem ar-condicionado?

O que é Protótipo

Protótipo é uma representação visual do produto que está sendo desenvolvido. É construído geralmente com os mesmos materiais do produto final e já traz os mecanismos necessários para o fazer funcionar.

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