As Ferramentas de projeto são métodos sistemáticos para o desenvolvimento de novos produtos. São apresentadas algumas ferramentas de modo resumido, mostrando seus objetivos, e a maneira de aplica-la.
Importante observar que estas são apenas algumas de várias outras existentes para o desenvolvimento de produto, não se configurando como sendo as melhores. Todas elas são Ferramentas difundidas entre designers e empresas, atestando sua qualidade de aplicação.
1) análise swot
2) brainstorming
3) briefing
4) cronograma
5) especificação do projeto
6) análise da concorrência
7) protótipo
Gráfico de Desenvolvimento de Produto
O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras:
• S trengths – forças
• W eaknesses – fraquezas
• O pportunities – oportunidades
• T hreats – ameaças
A Análise SWOT é uma ferramenta de gestão, muito utilizada como parte do planejamento estratégico de uma empresa. É uma forma simples e sistemática de verificar a posição estratégica do empreendimento.
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da empresa, uma vez que ele é resultado das estratégias de atuação definidas pelos próprios membros da organização. Desta forma, durante a análise, quando for percebido um ponto forte, ele deve ser ressaltado ao máximo; e quando for percebido um ponto fraco, a organização deve agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Mas, apesar de não poder controlá-lo, a empresa deve conhecê-lo e monitorá-lo com freqüência, de forma a aproveitar as oportunidades e evitar as ameaças.
O termo Brainstorming significa “tempestade de idéias”. Este é o objetivo principal desta ferramenta: a geração de uma grande quantidade de idéias. Quanto mais idéias, melhores os resultados.
Para que isso ocorra, o ideal é que o Brainstorming reuna uma grande e diversa equipe. Nesse ambiente, as idéias lançadas por uma pessoa acabam por inspirar outras pessoas e, assim, as idéias vão fluindo, a velocidades cada vez maiores.
O desenvolvimento de um novo produto deve partir de uma intenção, que deve estar delimitado por uma grande variedade de quesitos que procuram orientar o foco do desenvolvimento. Procura-se especificar qual o produto a ser desenvolvido, qual o seu conceito e para quem se destina.
O briefing inicial é um conjunto de idéias, como uma pauta de intenções que possibilitará a equipe de trabalho compreender e mensurar o projeto. Fundamental para elaboração de orçamento com o designer e para uma análise prévia de viabilidade.
O sucesso do produto é diretamente relacionado a um briefing bem construído, de maneira clara e objetiva.
Não existem regras fixas para escrever um briefing mas, de um modo geral, deve conter os seguintes pontos:
Apresentação da empresa: Este ítem deve constar apenas do briefing preliminar e apresenta a empresa para o possível parceiro.
Antecedentes: Quem teve a vontade original, quem participou em seguida, historie em poucas frases. Como este projeto se insere na política comercial da empresa?
Oportunidade identificada: Qual a oportunidade que se quer aproveitar. O que está "faltando" no mercado e o que se quer oferecer. Como o produto deverá ser, qual seu argumento de venda e a que preço será vendido?
Diversas definições procuram explicar o que é um projeto. Uma das maneiras mais simples, é entender o projeto como aquilo que não é rotina. Ou seja, muitas das atividades conduzidas no dia-a-dia das empresas são procedimentos ou rotinas repetitivas. As demais atividades – atividades extraordinárias – podem ser consideradas projetos.
De acordo com a norma ISSO 10.006, que trata das Diretrizes para a Qualidade no Gerenciamento de Projetos:
“Projeto é um processo único, consistente com um conjunto coordenado e controlado de atividades com data de início e término, conduzidas para atingir um objetivo com requisitos especificados, incluindo restrições de tempo, custo e recursos.”
O gerenciamento dos diversos processos e fases de um projeto será feito através do Cronograma. Nele, são expressos fatores como a articulação entre as pessoas, a demanda de investimentos, os prazos, as etapas de avaliação, entre outros.
O que é Especificação do Projeto
A especificação do projeto é o padrão referencial das suas principais características, que permite a comparação de todas as alternativas geradas durante o desenvolvimento do novo produto. Assim, os conceitos, as configurações e os protótipos podem ser avaliados em relação a esse padrão, para se selecionar as melhores alternativas.
As características que compõem a especificação do projeto são as características desejáveis do produto, ou seja, atributos que o diferenciam dos seus concorrentes no mercado. Enquanto as exigências têm características básicas, que fazem funcionar o produto, os desejos podem ser considerados como características secundárias, que adicionam valor ao mesmo. Por isso, é muito importante ter o conceito do novo produto muito bem definido, antes de começar o seu desenvolvimento.
O que é Análise da Concorrência
A Análise da Concorrência serve para comparar os produtos em desenvolvimento com produtos já existentes no mercado, baseando-se em determinadas variáveis, chamadas de parâmetros comparativos.
O parâmetro é algo que pode ser medido e, geralmente, refere-se a medidas dimensionadas (metros, quilogramas, etc.). Contudo, na maioria das vezes, a análise paramétrica de um problema ou produto abrange aspectos quantitativos, qualitativos e de classificação.
Os parâmetros quantitativos podem ser expressos numericamente. Por exemplo: Qual é o tamanho, peso, potência, velocidade, preço de um produto? Qual a medida quantificável de sua eficiência? Qual a sua durabilidade?
Os parâmetros qualitativos servem para comparar ou ordenar os produtos, mas não apresentam uma medida absoluta. Por exemplo: Qual a tesoura mais confortável? Qual corta melhor? Qual é a calculadora mais fácil de usar? Qual a cadeira que provoca menos dores lombares?
Os parâmetros de classificação indicam certas características do produto ou referem-se à presença ou ausência destas. Por exemplo: O descascador de batata tem a lâmina fixa ou móvel? O cortador de grama é movido a eletricidade ou gasolina? O aparelho de TV tem controle remoto? O carro tem ar-condicionado?
Protótipo é uma representação visual do produto que está sendo desenvolvido. É construído geralmente com os mesmos materiais do produto final e já traz os mecanismos necessários para o fazer funcionar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário